Fundada na capital do México em 1874, a congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição tem por carisma a educação dos jovens, o ensino da catequese e do cuidado dos doentes e idosos. Tão forte é o seu dom e presença que a congregação chegou não só a vários países latino-americanos como também em alguns países da África e da Europa; totalizando 1.100 irmãs disseminadas por 150 conventos.

Entre as alegrias que nos contam, está a contínua chegada de novas jovens prontas a abraçar sua vocação. Atualmente em El Salvador são oito noviças.

Durante décadas a vida neste país, que é o menor da América Central, foi vivida num contexto de violência. De 1981 até 1991 houve uma sangrenta guerra civil que custou milhares de vidas. Até hoje o país é assolado pela violência e tem uma das maiores taxas de criminalidade do mundo. Guerra de gangues é uma constante fonte de insegurança e os assassinatos, sequestros, extorsões, roubos e outras formas de violência deixam as pessoas em constante temor por suas vidas. E, como se isso não bastasse, o país é frequentemente atingido por desastresnaturais como furacões, terremotos, erupções vulcânicas, tempestades, inundações e deslizamentos de terra. O resultado é que muitos jovens não veem futuro para si e sentem que a vida não tem sentido; cabendo, muitas vezes, às irmãs a importante tarefa de dar um caminho e sentido à vida desses jovens para um futuro melhor.

É por isso que mais uma vez a AIS, com a determinação de seus benfeitores, contribui para a formação das oito noviças que dispuseram suas vidas a serviço de Deus e de seus irmãos.

Últimas notícias

Deixe um comentário