Construção de duas salas para catequese na Paróquia de São Paulo Apóstolo das Nações da diocese de Dapaong, Togo.

O Togo é um país da África Ocidental com uma população etnicamente diversa de 6,3 milhões de habitantes. A diocese de Dapaong situa-se no extremo norte do país, numa região limítrofe coma zona do Sahel. O deserto invade cada vez mais essa área, tornando a agricultura e a sobrevivência das pessoas cada vez mais difícil. Não surpreende, portanto, que seja uma das regiões mais pobres do país, com mais de 80% da população vivendo com o equivalente menos de 50 reais por mês e, 13%, com menos de 35 reais.

Pe. Joan Sole Ribas
Pe. Joan Sole Ribas e bebê catecúmeno

A população da região é muito jovem, cerca de 70% tem idade inferior a 21 anos. Muitos são atraídos para o cristianismo e estão buscando o batismo. A Boa Nova de Cristo está atraindo um grande número de antigos adeptos das religiões tradicionais africanas. Por exemplo, a paróquia de São Paulo em Dapaong tem mais de 1000 catecúmenos! Daí as salas de catequese estarem repletas de jovens e adultos.

O pároco, Joan Sole Ribas está encantado com a vida florescente da sua paróquia, mas ao mesmo tempo, é um enorme desafio para ele lidar com a instrução de tantos catecúmenos. Simplesmente não há instalações disponíveis para ensiná-los. Então, agora ele quer construir três salas para este trabalho catequético, que ao mesmo tempo servirão como escolas noturnas para alfabetização de adultos e jovens, e como uma escola musical também. A paróquia pode cobrir o custo de apenas uma dessas salas de aula, mas eles precisam de ajuda para as outras duas. A ACN prometeu ajudar.

Últimas notícias

Deixe um comentário