Por 10 anos, a Rádio Huruma tem sido parte integrante da vida da diocese de Tanga, no norte da Tanzânia. Graças à essa estação de rádio, a Igreja alcança muitas pessoas que de outra forma não conseguiria. É que os fiéis católicos vivem amplamente espalhados por toda a vasta diocese de cerca de 30 mil km². Várias pessoas não conseguem participar da Missa aos domingos, por causa da distância; não há transporte público adequado, mas graças à essa estação de rádio católica na Tanzânia, elas podem ouvir a Missa. Seja celebrada na catedral ou em alguma das paróquias, a Santa Missa é transmitida ao vivo todos os domingos.

A Rádio Huruma também é um veículo importante para promover a compreensão inter-religiosa na região; pois apenas cerca de 11% dos 200 mil habitantes que vivem na diocese são católicos, enquanto a maioria é muçulmana. Assim, além das missas transmitidas pela rádio, existem também inúmeros programas que são igualmente interessantes para os muçulmanos e para os cristãos de outras denominações. Tais programas ajudam a promover boas relações e uma convivência pacífica. Por exemplo, muitos tratam de assuntos como prevenção e tratamento de doenças; isso para fornecer mais informações para o povo muitas vezes pobre e ignorante. Todos os programas são dedicados a “encorajar, divertir e informar o público com base nos valores cristãos e na Palavra de Deus”, como explica o padre Richard Kimbwi.

A rádio precisa de melhora!

O Padre Kimbwi foi nomeado diretor dessa rádio católica na Tanzânia por conta de suas qualificações. Ele passou seis anos em Viena estudando eletrônica e tecnologia de som; ou seja, a estação está em boas mãos. No entanto, após 10 anos no ar, se faz necessária uma série de reparos e revalorizações para a estação. E, sobretudo, há necessidade de um gerador mais potente, uma vez que o existente não é confiável; resultando em frequentes cortes de energia, que leva a interrupções na transmissão. Quando tudo está funcionando bem, as ondas de rádio chegam além das fronteiras da diocese e cerca de meio milhão de pessoas são atingidas. Prometemos ajuda ao bispo com um novo gerador, a fim de que as transmissões não precisem mais ser interrompidas por cortes de energia. Ajude você também!

Últimas notícias

Deixe um comentário