//Acampar com Deus e por Deus

Acampar com Deus e por Deus

2014-09-03T12:58:19+00:00setembro 3rd, 2014|Projetos|

“Dar dinheiro aos pobres significa emprestar dinheiro a Deus. Não há melhor aplicação financeira.” O santo dos jovens, Dom Bosco (1815-1888), tinha compreensão pelas necessidades terrenas e as perspectivas celestes. Ele unia Céu e terra também na sua pedagogia e isso fez dele o “pai e mestre dos jovens” (são João Paulo II).

Muitas religiosas e assistentes de pastoral juvenil no mundo todo aplicam hoje essa pedagogia da confiança em Deus e na sua providência misericordiosa. Na Armênia muitas crianças vivem sem pai e avô, pois esses buscam trabalho no exterior. Elas recebem dedicação, assistência e acolhida, junto com órfãos de pai e mãe, crianças pobres e deficientes, nos acampamentos de verão feitos pelas Irmãs Armênias da Imaculada Conceição. São semanas de convivência que as sustentam por muito tempo e pelas quais já se alegram o ano inteiro. São 850 crianças armênias entre oito e 14 anos. Vêm do Líbano, do sul da Geórgia e da própria Armênia. Nesses 16 dias elas esquecem ou trabalham sua miséria e medos do futuro – graças à generosidade de vocês.

Outro ponto de referência é dado pelo acampamento de verão no Cazaquistão, que o Padre Jozef Trela e sua comunidade católica de “Santa Maria Virgem, Rainha do Rosário”, juntamente com o sacerdote ortodoxo Aleksandr Merinov e sua “Comunidade Elias”, organizam em Urdzhar, no sudeste do país. Eles querem viver sobretudo o ecumenismo, junto com seus jovens, que são 60 ao todo. Orações em comum, bem como debates e catequeses deverão reforçar a compreensão de uns pelos outros e a sua amizade.

Seja assistência familiar, ecumenismo ou aprofundamento da fé – também hoje há inúmeros meninos e meninas que, como outrora em Turim, quando Dom Bosco ia até eles, não encontram a via ao amor de Deus sem uma ajuda amorosa. Em acampamentos de verão, em muitas partes do mundo, nós aplainamos o caminho e, não raro, nessa ocasião, no silêncio da oração, um ou outro ouve o chamado de Deus. Esse é o melhor “lucro” que, no sentido de Dom Bosco, o seu investimento pode render.

Leave A Comment