“Muitas pessoas pensam somente na floresta como o ‘pulmão verde’ do mundo; Eles estão tão fixados sobre os problemas ambientais que atingem as florestas, que parecem esquecer do povo que vive nelas”

O Vicariato Apostólico de Yurimaguas está localizado na região amazônica do Peru, onde a maioria da população é indígena ou mestiça. A variedade de línguas e culturas faz a vida aqui ser tão colorida como a floresta tropical, porém isso não torna a vida desta gente menos sofrida. O povo vive em cabanas e numa região atingível apenas por barco. Há poucas estradas e as que existem ficam intransitáveis na estação chuvosa. Cuidados médicos e de ensino são prestados quase exclusivamente pelos missionários.

As mulheres cozinham em fogueiras aquilo que plantam no campo. “Como uma freira, eu geralmente sento com as mulheres e cozinho com elas. É importante estar perto do povo, simplesmente ser como eles”, diz Irmã Maria Luisa, que há 37 anos deixou tudo para seguir a Cristo na floresta.

Embora seja fácil encontrar um sorriso no rosto desta irmã, por vezes ele se indignou pela maneira que o índio é tratado, esquecido e deixado à margem da sociedade. Ela comenta, “Muitas pessoas pensam somente na floresta como o ‘pulmão verde’ do mundo; Eles estão tão fixados sobre os problemas ambientais que atingem as florestas, que parecem esquecer do povo que vive nelas. Graças a Deus, nós, a Igreja,estamos também do lado deste povo, dos índios, e nossa presença mostra que eles não foram esquecidos. E para nosso próprio espanto, vivendo nestas circunstâncias, eles poderiam querer tudo, pois não possuem nada, mas um sincero desejo foi observado na maioria: ‘Eles querem poder ler a Bíblia!'”.

Dom José Luís Astirraga de Yurimaguas escreveu para AIS dizendo: “As pessoas ouviram ao apelo do Papa e dos Bispos da América Latina para uma nova evangelização. Há um sentimento de entrega e de amor a Deus. Eles querem rezar e se preparar para esta evangelização de que ouviram, tendo e lendo a Bíblia, mas não há Bíblia para este povo”.

Na verdade, a demanda para as Sagradas Escrituras é cada vez maior. Mais e mais fiéis tem em comum a vontade de conhecer melhor a Boa Nova do Senhor, mas não há Bíblias, nem mesmo nas escolas. Na capital Lima, existem algumas a venda, mas são muito caras. A Irmã Maria Luisa faz ecoar o apelo do Bispo e espera também pelo nosso apoio. “A quem mais viríamos para obter este pão sagrado, que é a palavra de Deus?”, ela pergunta.

Este é um apelo a todos cristãos de toda parte, para ajudar que a mensagem do Evangelho possa alcançar toda tribo, raça e língua.

A Ordem dos Missionários de Jesus Cristo tem organizado um programa dentro do Vicariato Apostólico de Yurimaguas que vai se destinar ao estudo da Bíblia nas paróquias e nas escolas. A AIS irá entregar 2.000 Bíblias.

Últimas notícias

4 Comentários

  1. elizabeth tomie nascimento 2 de fevereiro de 2010 at 17:11 - Responder

    NÃO SÓ DE PÃO O HOMEM VIVE ,MAS DE TODA PALAVRAQUE PROCEDE DA BOCA DE DEUS,e a palavra de DEUS está na BIBLIA,’AMO LER A BIBLIA ME TRAZ CONFORTO,FÉ,ALEGRIA,nos fala do IMENSO AMOR DE DEUS TEM POR NÓS,…..COMA E BEBE….

  2. Isaac Maria de Miranda Tapajós 30 de dezembro de 2009 at 19:20 - Responder

    vou tentar fazer alguma coisa pois percebo, sinto que Jesus Ressuscitado não está feliz pelo que ocorre no mundo todo. Tenho convicção de que ÊLE está indignado. Peço orações para que JESUS oriente meu coração para, alem de tudo, aplacar a minha INDIGNAÇAO.

  3. Patricia Batista 8 de dezembro de 2009 at 14:17 - Responder

    Temos que divulgar, ainda muitas pessoas não conhecem este projeto e suas dificuldades vou repassar para outrar pessoas para conhecer pelo meu orkut e uma divulgação.Sou universitaria de pedagogia e vou divulgar para entrar no site e ajudar de alguma maneira.Obrigado a todos pelo amor humano que ajudam estas pessoas
    attPatricia Batista

  4. Davisson Rodrigues dos Santos 1 de dezembro de 2009 at 14:01 - Responder

    As indulgências concedidas pela Igreja aos que lerem a Sagrada Escritura, pelo menos por quinze minutos, sob a forma de leitura espiritual, são de três anos.

Deixe um comentário