//Vivendo a Quaresma

Vivendo a Quaresma

2012-03-16T15:58:45+00:00março 5th, 2012|Palavra Viva|

Como tempo litúrgico na Igreja de Cristo, a quaresma nos convida de modo a recordar e a reviver em nós e entre nós a maior história de amor que o mundo já conheceu. A história de amor de um Deus apaixonado pela humanidade.

Veja. Se alguém lhe pedisse um ente querido ou um próprio filho para ser sacrificado para o bem comum, você o entregaria livre e amorosamente? Sem dúvida o que lhe digo é quase uma insensatez humanamente falando. Quem de nós estaria disposto a tal oferta?

Deus doou seu único Filho amado, Jesus, e o enviou ao mundo, sendo crucificado e morto para nos salvar e redimir de nossos pecados, mesmo não havendo méritos de nossa parte para tanto. Jamais alguém fez isto por mim, por você, por nós. Mas Deus Pai o fez com profundo amor pela humanidade. “Vocês sabem que não foi com coisas perecíveis como prata e ouro que foram resgatados da vida inútil que herdaram de seus antepassados… mas foram resgatados pelo precioso sangue de Cristo, como um cordeiro sem defeito e mancha” (1Pe 1,18-19).

Na quaresma, todo espírito de oração, jejum e caridade fazem parte da pedagogia que a Igreja nos propõe, sensibilizando-nos para o acolhimento da salvação que Deus nos oferece. É por nós que Cristo se encarnou, viveu nossa vida, nos lavou os pés, doou seu próprio corpo e sangue na Eucaristia e por fim se imolou na paixão e morte cruel de cruz, ressuscitando ao terceiro dia para nos salvar.

O profeta Joel nos propõe um caminho para vivermos melhor a quaresma como tempo da salvação de Deus, dizendo: “Rasgai vossos corações e não vossas vestes. Voltai-vos para o Senhor que Ele é bom, misericordioso e compassivo para perdoar vossos pecados” (Joel 2,13). Isaias nos ensina que o melhor jejum que Deus nos pede para o acolhimento da graça de Deus e a remissão de nossos pecados é: “Soltai as algemas das injustiças, libertai os oprimidos, rompei com todo tipo de escravidão, dai de comer aos famintos, acolhei os estrangeiros, socorrei a necessidades dos mais fracos…” (Is 58, 3s).

Para melhor nos colocarmos a caminho da celebração da Páscoa do Senhor segue uma simples sugestão:

  • Antes de tudo que busquemos fazer um silêncio em nosso íntimo para acolher de coração aberto o amor de Deus que vem para nos salvar.
  • Que cada um de nós rompa com todo espírito de egoísmo permitindo que o amor a Deus e aos irmãos tome conta de nossas vidas e corações através de uma atitude de maior compaixão com os que sofrem e precisam de nossa ajuda e de nossa solidariedade.
  • Que abramos nosso coração para a graça, acolhendo em nome de Cristo o compromisso de nossa reconciliação com Deus e com os irmãos através do nosso perdão e de nossa misericórdia. Precisamos perdoar e acolher o perdão de Deus e dos irmãos.
  • Afastarmo-nos de tudo o que nos distancia da vida e do caminho do Senhor, enchendo-nos do espírito e da vida de Cristo.
  • Jejuarmos do espírito de critica, de exploração, de desvalorização, de exclusão, de injustiças, vendo em cada pessoa a presença de Cristo que nos pede ajuda.
  • Vivermos de coração aberto o espírito das bem-aventuranças apresentadas por Cristo como caminho de nos assemelharmos ao próprio Jesus.

Se, humildes de coração, buscarmos em tudo seguir os passos da vida de Jesus, acolhendo amorosamente sua Palavra, ensinamentos e o amor aos irmãos, a quaresma nos fará participar de forma intensa da celebração da Páscoa do Senhor.

2 Comments

  1. elizabeth tomie nascimento 7 de março de 2012 at 21:04 - Reply

    QUANDO ESTAVA ORANDO PELO PAPA DIANTE DO SANTÍSSIMO POR UMA HORA ,ENQUANTO ESTAVA ORANDO TIVE A HONRA DE VER O CORPO DE CRISTO SENDO TIRADO DA SACRISTIA POR UM MINISTRO..DEPOIS MAIS TARDE UM SENHOR ME TROUXE UM COPO DE AGUA GELADA PARA MIM E UMA BRISA ENTRAVA PELA PORTA DA IGREJA REFRESCANDO-ME POÍS ESTAVA MUITO QUENTE,.PARA MIM É ‘DEUS’ QUE MANDOU TUDO ISSO..,O POUCO QUE FIZER, PARA ‘DEUS’ É BASTANTE..”DEUS OUVE A NOSSA PRECE.

  2. Cleide Queiroz Marques 8 de março de 2012 at 12:44 - Reply

    Que nossa persistência na fé nos mantenha no caminho de busca, cada dia mais fervoroso, no anseio de plena e total semelhança a Ele q nos criou a sua imagem e semelhança. E em sua misericórdia nos acolhe, nos salva e nos ama.

Leave A Comment

A ACN está na Copa do Mundo. Ajude-nos a ganhar!