//O perdão na família

O perdão na família

2018-03-23T11:58:55+00:00maio 6th, 2010|Palavra Viva|

Como cristãos somos chamados a viver da misericórdia de Deus no perdão. “Sede misericordiosos como vosso Pai do céu também é misericordioso” (Lc 6,36). Aliás, o próprio Jesus proclama que “Os misericordiosos alcançarão a misericórdia e deles é Reino dos céus” (Mt 5,7).

A família cristã elevada é por Cristo e pela Igreja como o berço do amor e da vida, a escola viva dos valores. A igreja doméstica, é chamada a viver um amor de misericórdia que se assemelhe ao amor de Deus pela humanidade.

À imagem do Amor de Deus

Mas o que significa viver do amor misericordioso de Deus? Trata-se de viver no amor que vai além do perdão em si. A família cristã é chamada a viver num compromisso de vida e de amor que vai além do perdão em si, assumindo o compromisso de reconciliação e de ajuda com a pessoa que erra, não com seu erro, pois: “No amor somos sempre devedores”, nos fala o apóstolo Paulo. Trata-se também de viver numa relação de vida onde os pais e filhos assumem viver no amor do perdão e da reconciliação, da cura das feridas humanas, psíquicas e espirituais de quem erra. Num passo maior, temos que aprender de Cristo a lição do Calvário onde Ele perdoa e intercede junto do Pai por aqueles que o crucificaram. Sem dúvida é algo impossível fora da graça e da ajuda de Deus.

Como nunca tem se falado do amor. A palavra amor perdeu seu significado maior: de salvar o outro. O amor traz em sua essência a força do perdão. Sem ele, a família humana, diretamente na relação pais e filhos, se transforma numa relação de pura reivindicação e não numa comunidade viva de amor e de perdão.

Somos chamados a viver em família dentro de um clima de amor que se assemelhe ao amor de Cristo. Amor tal que, sendo crucificado e condenado injustamente à morte de cruz, perdoa e intercede por aqueles que o mataram. Amor que confia a Pedro a Sua Igreja. Isso apesar de Pedro ter negado Jesus no momento em que Ele mais precisava de sua companhia.

Viver este amor não é nada fácil

Sem dúvida, viver este amor não é nada fácil e nem agradável. Exige o preço da doação, da renúncia, da cruz e de muitas mortes. É um amor que normalmente contradiz os critérios de um mundo centrado nos interesses do bem estar pessoal, na divisão de classes, de cor, de raças e de credos. Mundo sem o espírito da partilha, do perdão e da reconciliação. Temos um caminho a seguir que o Pai nos deu para vivermos o amor de perdão e de reconciliação: Jesus. “Sede misericordiosos como vosso Pai do céu é misericordioso”. Aqui reside todo segredo, força e coragem para vivermos o perdão em família e na família.

Nossas famílias se encontram muito feridas pela falta de amor, de diálogo, de perdão e de reconciliação. Peçamos, assim, que o Deus Pai de infinita misericórdia na graça de Cristo e na ação do Espírito Santo interceda por nossas famílias tão fragilizadas dos tempos em que vivemos.

Na passagem do dia das mães, rogo que Maria, a Mãe de Jesus e nossa Mãe interceda por nossas queridas mães terrenas e por todas as mulheres que através de sua doação e serviço tornam presente e vivo o amor da misericórdia de Deus a favor dos mais pequeninos e necessitados de nosso tempo.

9 Comments

  1. Cristiane Pacheco 27 de maio de 2010 at 12:41 - Reply

    A beleza de viver no AMOR! Que todos tenham a graça dessa linda descoberta em suas vidas! É lindo viver no AMOR do PAI que possamos transbordar ainda mais com esse esclarecimento orientação e discernimento do amor. Agradeço a DEUS por existir esta via santa de falar,ouvir e saber mais de Cristo! Simplismente Maravilhoso como o Amor de DEUS! aMÉM

  2. elizabeth tomie nascimento 27 de maio de 2010 at 12:42 - Reply

    ROGO A DEUS POR TODAS AS MÃES,AS MINHAS TAMBÉM,A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA ESTEJAM COM TODAS,QUE NESTE MUNDO CHEIO DE ÓDIO,FAZ MARIA BROTAR O AMOR DE JESUS EM SEUS CORAÇÕES..AMEM PAZ E BEM.

  3. elizabeth tomie nascimento 27 de maio de 2010 at 12:42 - Reply

    O DOM DE PERDOAR QUE DEUS NOS DEU É MARAVILHOSO…O DOM DE CHORAR NOS FAZ SENTIR QUE POR AMOR ,DEUS NOS PERDOOU, QUANDO CHORAMOS DE ARREPENDIMENTO PELAS COISAS QUE FAZEMOS OU DEIXAMOS DE FAZER,FICAMOS ALIVIADOS..COMO SE UM PESO ENORME SAISSE DOS NOSSOS OMBROS…É O AMOR DO PAI.. QUE ESTÁ NOS PERDOANDO,.DEUS ENXUGA AS NOSSAS LÁGRIMAS…PERDOAR É DIVINO…

  4. vania 27 de maio de 2010 at 12:43 - Reply

    Minha sogra e muito religiosa,mas ao mesmo tempo muito rancorosa se a gente não faz o que ela quer ela sempre fica com raiva e fasendo comentarios maldosos,isso me magoa muito pois moro na casa dela e ja deixei de faser muita coisa que gosto para evitar problemas, mas isso ta me fasendo muito infeliz e esta a atrapalhando minha vida conjugal, sinto que não consigo mais controlar miha ansiedade, a 18 anos vivo nessa situação.Por favor me ajude.

  5. Davisson Rodrigues dos Santos 27 de maio de 2010 at 12:43 - Reply

    Uma coisa que ajuda bastante na difícil questão do perdão, é rezar por quem te ofendeu e te calunio! ! eu percebi que quando faço firme propósito, de rezar por aquela pessoa que me incomoda… minha relação com ela melhora, e também temos que pensar, e os outros o que eles não têm que suportar em nós por amor de Jesus Cristo?

  6. Roselene Cavalcante de Oliveira Tejo 22 de junho de 2010 at 14:08 - Reply

    Eu passei por problemas familiares, foi com minha sogra, sempre fui uma filha para ela aos meus olhos, mais ela depois de tempos me revelou que levava o meu nome e do meu esposo a vidente, e isto atrapalhou muinro o meu casamento, e dizia zombando dos meus sofrimentos no meu casamento que eu passava, hoje quero dar o perdao, mais ela errou, em entrar na minha intimidade conjugal, mais como voui dizer a ela que perdooo si ela nao diz que errou, si teve algo contra mim, no meu casamento, teria que ter dialogo do que levar o meu nome a vidente, espero a orientaçao de voceis inspirada pelo Espirito Santo

  7. ARMANDO SANTOS DA SILVA 9 de julho de 2010 at 14:31 - Reply

    Paz e Bem a todos !
    SOU UM GRANDE ADMIRADOR DA AIS,PARABENS PADRE QUE DEUS NOSSO SENHOR SEMPRE O ABENÇOE E CONTINUE FAZENDO DO SENHOR ESSA PESSOA ILUMINADA E SANTA QUE NOS PASSA PALAVRAS DE AMOR E PAZ…

  8. elizabeth tomie nascimento 15 de agosto de 2010 at 20:31 - Reply

    PAZ E BEM…QUANDO DEIXAMOS QUE A RAIVA ENTRE EM NOSSOS CORAÇÕES..ESTAMOS ABRINDO UMA BRECHA PARA O MAL ENTRAR..A RAIVA JÁ É UM PASSO PARA O ÓDIO…SE NÃO REZARMOS P/AS PESSOAS Q/NOS FAZEM MAL..,FICAREMOS NAS TREVAS.,NA ESCURIDÃO..A SUA VIDA SE TRANSFORMA UM INFERNO..UM CAOS..VOÇÊ NÃO ENCONTRA A PAZ..A PAZ QUE JESUS NOS DÁ..ABENÇOA QUE TE AMALDIÇOA..

  9. gilberto marques dos santos 17 de setembro de 2010 at 19:17 - Reply

    Eu digo e vos digo, ja mais o ser humano, encontrara o paraiso na terra por que a felicidade não é deste mundo, felizes a quelas pessoas que tem deus no coração?

Leave A Comment