A fé é o grande e dom que recebemos da parte de Deus, nosso bom Pai, como dádiva de seu eterno amor oferecido gratuitamente à humanidade em virtude dos méritos da redenção de Jesus Cristo, seu Filho amado, na ação do Espírito Santo.

Neste sentido a fé não é resultado de méritos humanos, mas, é obra da infinita bondade do amor de Deus. A vida cristã se move na compreensão deste amor. O Papa Bento XVI após celebrar “o ano missionário” e “o ano sacerdotal” nos conclama para celebrarmos “o ano da fé” num mundo que tenta viver sua vida sem Deus.

Sem a fé, Deus, o cristianismo e as religiões se transformariam em uma simples projeção de nossa mente e de nossas necessidades humanas, que não conseguem responder satisfatoriamente as questões sobre a vida. É assim que pensam os ateus.

O Papa Bento XVI com frequência nos adverte que o homem de nossos tempos busca viver sem Deus. É o ateísmo pratico que, por vezes, se expressa na vida de tantos de nós cristãos. Vive-se como se Deus e seus ensinamentos pouco significassem para a vida diária e opções a nível pessoal, familiar, social, de comunidade e convivência humana.

Há uma verdade a aceitar. A experiência humana através dos tempos, desde Adão e Eva até em nossos dias, demonstra que a negação de Deus veio sempre acompanhada da negação dos verdadeiros valores da vida, tendo por resultado o questionamento da dignidade e da qualidade da vida gerando a exclusão de multidões de pessoas pelo mundo.

“Ano da fé”. Mas do que se trata? Antes de tudo trata-se do convite de irmos ao encontro da Pessoa de Jesus como o nosso único Salvador e Redentor. Trata-se de conhecer, amar e de viver melhor a mensagem salvadora dos Evangelhos, como de conhecer mais de perto as grandes verdades e ensinamentos da Igreja de Jesus. Enfim, entender melhor o que significa viver e existir como cristão no mundo de hoje.

O Papa João Paulo II já nos dizia que “se tem instalado em muitos um sentimento religioso vago e pouco comprometido com a vida levando muitos a viverem como se Deus não existisse” 23/11/95. Bento XVI recentemente nos falou que “nas grandes religiões do mundo a fé corre o risco de se apagar como uma chama que já não encontra alimento. Por isto estamos enfrentando uma profunda crise de fé, uma perda do religioso, que é um desafio para a Igreja de hoje”. Há infelizmente um verdadeiro cansaço da fé, tendo por preço a morte da religiosidade.

O ano da fé foi proclamado por Bento XVI com o objetivo de tirar os cristãos deste cansaço da fé e da não importância em viver uma vida cristã medíocre. É um convite para colocarmos Deus em nossa vida. O que sempre mais precisamos saber é que a vivência da fé é inseparável do amor a Deus e do amor ao próximo. “A fé, sem as obras, está completamente morta” (Tg 2,17).

“Desejo que o Ano da fé possa contribuir, com a colaboração cordial de todos os componentes do Povo de Deus, para tornar novamente Deus presente neste mundo e para abrir os homens ao acesso da fé ao confiar-se a Aquele Deus que nos amou até o fim” (Bento XVI, proclamação do Ano da Fé).

Padre Evaristo Debiasi
Assistente Eclesiástico Nacional

Últimas notícias

2 Comentários

  1. elizabeth 8 de novembro de 2012 at 16:56 - Responder

    PAZ E BEM SOU MISSIONÁRIA LEIGA ,LEVO A PALAVRA DE DEUS AS CASAS ,MUITAS VEZES SÃOS ELES QUE ME EVANGELIZAM COM SUA FORÇA ,FÉ E PERSEVERANÇA……..

  2. ROSANA GARCIA 2 de novembro de 2012 at 07:51 - Responder

    saudaçao em jesus e com amor e carinho pela fe que deixo meu comentario padre evaristo em tempos atras falei com vc por tel; fiquei muito feliz e o que comento em cada frase sua e palavras de fe conforto quando se engaja em uma obra tao rica e cheia de qualidades esquecer um pouco de nos para sevir o proximo ate mesmo quando nao podemos mas temos privilegio de faser poeque e don supremo vem de DEUS padre quero compartilhar com voce o momento mais lindo que vivi em minha casa sai no patio olhei para o infinito e vi a paz mundial foi tao lindo que nao tenho palavras para contar rezo muito pela paz e vi acontecer e o REINO DE DEUS entre nos como e linda a fe catolica mas para aquele que tem uma fe firme e inabalavel como a rocha.em minhas oraçoes pesso a DEUS que lhe conceda saude paz espiritual sorte em seu trabalho e em nossa equipe podemos continuar firme na fe a ais foi a luva que queria para minha mao obrigado a vc e toda a equipe.Vou pedi que em sua proxima missa uma missa especial p PAPA PIO XII PAULO VI JOAO XXIII JOAO PULO II DON CARLOS DE VASCONCELOS MOTTA SAO BERNARDO DE CLARAVAL SANTO ANTONIO SANTO EXPEDITO A UNIAO DO CASAL ROSANA E CARLOS SAO MARCELINO DE CARTAGO AO CORO DOS ANJOS E A NOSSA SENHORA DA ASSUNÇAO OBRIGADO PERDAO POR NAO ESTA EM DIA COM MINHAS CONTRIBUIÇOES MAS EM BREVE ESTAREI SE TIVER UM CARNE MANDE-ME SERA MOTIVO DE MUITA ALEGRIA BOM DIA E BOM FINAL DE SEMANA……………..

Deixe um comentário