Na Gruta de Belém, mais precisamente no ventre de Maria, os sonhos de Deus e as aspirações da humanidade se abraçaram. Foi no presépio de Belém que Deus se humanizou e a humanidade se divinizou. O Deus Família eterna se fez família humana, a família de Nazaré.

Num ato de amor sem limites, o próprio Deus se tornou um de nós naquela noite fria em Belém. Por isto mesmo, o natal de Jesus é a festa por excelência do amor, da vida, da ternura, da fraternidade, da família cristã e da própria humanidade.

O que precisamos saber é que o natal é antes de tudo um ensinamento e uma ordem. Da mesma forma com que Deus saiu de si, assumindo-nos na Pessoa de Jesus, também nós somos convocados a realizar um encontro com Deus e com os irmãos, particularmente com os irmãos mais feridos. São estes últimos que hoje trazem a visibilidade do menino Jesus, necessitado de um novo lugar para nascer.

A verdadeira celebração do natal em família deve suscitar em cada um de nós um processo de amor na direção de Deus: amor do esposo para a esposa, dessa para o esposo, dos pais para os filhos, dos filhos para os pais, das famílias para a comunidade e assim para toda a humanidade. Somente dessa forma a festa do Natal deixa de ser uma simples recordação para se transformar em celebração viva do amor de Deus entre nós, o verdadeiro Natal de Jesus.

O Criador do Céu e da Terra nasceu numa simples manjedoura, fazendo-se o mais pobre dos homens para que cada pessoa possa também se desprender de tudo o que é supérfluo na vida, assumindo o destino dos que mais sofrem no mundo a partir dos de casa. Sim. Antes de celebrá-lo, o natal precisa acontecer em nossos corações, nas nossas casas. É aí, por primeiro, que Jesus quer nascer.

Ruas, lojas, casas e igrejas se iluminam mais uma vez com milhares de luzes, recordando-nos que Jesus é a verdadeira Luz. Os presépios testemunham o cumprimento da promessa de Deus para a humanidade enviando o Messias, desde sempre prometido. Mas, Aquele que é o verdadeiro dono da festa, infelizmente, nem sempre ocupa o seu verdadeiro lugar em nossa vida.

Como vai o seu natal? Será que as luzes ofuscaram o verdadeiro sentido? Faz bem reavaliarmos se Jesus, o aniversariante, foi convidado para a festa.

De coração desejo para a você e a seus familiares um santo e abençoado natal.

Padre Evaristo Debiasi
Assistente Eclesiástico Nacional

Últimas notícias

Um comentário

  1. francisco eduardo do carmo viégas 2 de dezembro de 2014 at 18:31 - Responder

    Feliz Natal Padre Evaristo Debiasi! Que Nosso Senhor Jesus Cristo permita que a sua Luz nos chegue sempre através de V.S. Amém!

Deixe um comentário