//Natal, a festa da família cristã

Natal, a festa da família cristã

2012-01-05T18:44:53+00:00 dezembro 1st, 2009|Palavra Viva|

O Natal de Jesus é a resposta de Deus para os sonhos e as aspirações do coração do homem, a grande festa da família cristã que realiza e celebra no aqui e agora o encontro do Divino com o Humano.

O coração humano aspira pela posse da vida e, numa busca incansável, persegue nossa maior razão de ser: o amar e o ser amado. Somos por natureza peregrinos de nós próprios, peregrinos da vida e da felicidade. Nada nos completa por inteiro em nosso tempo. Somos seres finitos em busca do infinito, que é Deus.

Deus em seu eterno amor nos criou como imagem e semelhança sua, nos criou para vivermos e existirmos dentro de uma família. Por isso é certo dizer que somos seres humanos e divinos. Vivemos e existimos no tempo, mas nossa vocação é a eternidade.

O Deus Menino veio ao nosso encontro tornando-se filho, um de nós na gruta de Belém. Por Ele e Nele somos convidados a ir ao encontro um do outro, de Deus e dos irmãos, particularmente dos irmãos mais pequeninos e feridos de nosso tempo que precisam de nosso acolhimento, amor e ajuda.

Neste tempo natalino faz bem sairmos um pouco de nossas casas e apreciar as ruas, igrejas, jardins, lojas e centros comerciais que se vestem de luzes. Aqui e acolá aparecem presépios apontando que o grande homenageado do Natal é Jesus. Mas infelizmente a figura do papai Noel começa a tomar o lugar da criança em sua manjedoura. Ao menos é bom ver que, mesmo no meio de tantas tensões em que vivemos, o mundo se deixa tocar pela ternura e pelo amor fraterno que tanto precisamos, principalmente em nossas famílias. Que bom!

No meio deste clima de festas eu me pergunto: “Que lugar ou que espaço do meu coração eu deixo o Menino Jesus ocupar? E em nossas famílias? É pena saber que para muitas famílias cristãs Ele ainda não é o convidado de honra e a prioridade do Natal”.

Claro, não podemos esquecer que na época de seu nascimento Jesus veio para os seus e os seus não o reconheceram. Não é diferente hoje. Entretanto, Jesus ontem, hoje e sempre espera pela nossa disponibilidade e acolhida. Espera encontrar espaço em nosso coração, vida, famílias e sociedade. Espera ser reconhecido nas pessoas que sofrem, em milhões de crianças abandonadas pelo mundo.

Lembrem-se que a verdadeira celebração do Natal de Jesus pede antes de tudo a reconciliação em família. E este período é muito propício para isto. Queridos, nunca haverá uma família sem problemas, sem questionamentos. Se errarmos, sejamos humildes e peçamos perdão. Se errarem contra nós, sejamos justos e perdoemos, pois no final, só o amor ficará.

A vocês todos amigos internautas, que nos acompanharam durante o ano, bem como a seus familiares, de coração desejo um feliz e santo Natal e um abençoado Ano Novo.

Com minha bênção e preces,

Pe. Evaristo Debiasi

One Comment

  1. Luciana 3 de dezembro de 2009 at 03:50 - Reply

    Um Feliz Natal ao senhor também! Muito obrigada por tudo, por suas palavras e bençãos.

    Que Deus ajude ao senhor conseguir ajudar mais e mais pessoas!
    bjs

Leave A Comment