O burrinho está de cabeça baixa. O caminho foi longo. Em Belém, eles bateram inutilmente em portas e mais portas. Maria percebe que a sua hora está chegando. A mão levantada da dona da hospedaria é o que mais fere. Não significa apenas que não há lugar. É como uma parede que rejeita e expulsa. Lá fora está frio. Só há lugar num estábulo com palha suja. É ali que nasce o Filho unigênito de Deus.

Caros amigos, há 66 anos, o jovem padre Werenfried van Straaten ouviu esse “não há lugar na hospedaria!” Ele ouviu o grito de socorro e nos conclamou: “Abri vossas portas e vossos corações para qualquer necessidade que seja necessidade de Cristo.” Desde aquele dezembro de 1947, a Ajuda à Igreja que Sofre bate incansavelmente às portas, procurando um lugar para Jesus. Um lugar para esse Menino-Deus que vem nos visitar em todos aqueles que não têm lar nem paz. Um teto não basta. Todos nós necessitamos de uma acolhida de irmãos. Nem mesmo uma família terrena é suficiente. Desde a expulsão de Adão e Eva do Paraíso nosso coração grita por acolhida no coração do Deus vivo. É um clamor pela grande reconciliação com o Pai, que nos é dada por aquela criança que chora entre as palhas.

Neste Natal, por todos nossos amigos que receberam as suas orações e doações fraternas, nosso muito obrigado. Diante do presépio, colocamos nossa alegria de trabalhar para que a Sagrada Família encontre acolhida no coração de todas as pessoas de hoje.

Padre Joaquin Alliende

Últimas notícias

Deixe um comentário