//Maria do silêncio

Maria do silêncio

2012-01-05T18:45:43+00:00outubro 2nd, 2009|Palavra Viva|

Maria foi pensada, amada e preparada por Deus para nos trazer o Redentor da humanidade, Jesus. Basta um olhar mais atento na bíblia para percebermos que o anúncio da missão de Maria percorre os tempos ao longo da História da Salvação, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento.

Entretanto, a maior grandeza de Maria foi e é a de ser a ouvinte e confidente da vontade do Pai. A Igreja reconhece e venera Maria sob inúmeros aspectos, títulos e nomes, apresentando-a como a mulher do silêncio, numa vida de total serviço a Deus, à Igreja e aos homens. Jesus nos momentos finais de sua vida A entregou como a Mãe da Igreja e nossa Mãe.

Aprendemos de Maria a arte do verdadeiro silêncio. Um silêncio que nos leva à escuta amorosa da Palavra de Deus e nos convida a buscar em tudo a vontade do Pai através do acolhimento e vivência da Palavra. Aliás, o segredo de todos os santos e santas é a intimidade com a Palavra de Deus seguindo a vida e os passos de Jesus. Mais uma vez recordo que, hoje se fala muito de Deus, se fala pouco com Deus e praticamente não se tem mais o espaço necessário para ouvir Deus. Agora, pois, com Maria podemos aprendemos o segredo do verdadeiro discipulado de Jesus. Sem uma escuta e um sincero acolhimento da vontade de Deus, ao invés de nos tornarmos discípulos de Jesus nos tornaremos discípulos de nós mesmos e do mundo.

Maria, com sua simplicidade em viver a vida, se transforma no modelo perfeito de vida cristã. Com sua vida de total disponibilidade e entrega à vontade de Deus, Ela se tornou a portadora de nossa salvação, nos gerando Jesus, seu Filho amado, o nosso único Salvador e Redentor.

A AIS Brasil encontra no pedido de Maria (“Fazei tudo o que Ele vos disser” Jo 2,5)  sua razão maior de ser, de amar e de servir a Cristo na pessoa dos irmãos mais feridos e pequeninos de nosso tempo. “Na verdade, vos digo. Tudo o que fizerdes ao menor dos meus é a mim que o fareis” Mt 25,40.

Outubro, como o mês da devoção do rosário e o mês de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, o exemplo de vida de Maria nos ensina que para seguir Jesus não basta apenas os conhecimentos, mas se faz necessário antes de tudo abraçar uma autêntica vida, fundamentada no acolhimento da vontade de  Deus e no amor gratuito ao próximo. “Quem diz amar a Deus a Quem não vê e não ama o irmão a que vê, engana-se a si mesmo. Quem ama a Deus, que ame também o irmão” 1Jo 4,20-21s.

Nossa verdadeira veneração e amor a Maria deve se expressar no acolhimento da vontade de Deus, buscando viver na prática tudo o que Jesus nos ensinou com sua vida e Boa Nova dos Evangelhos. Pois sempre será pelo nosso amor a Cristo e aos irmãos que nos tornaremos filhos amados de Maria e os verdadeiros discípulos missionários de Jesus que a Igreja de nossos tempos tanto precisa.

11 Comments

  1. Ana Monteiro Costa 10 de outubro de 2009 at 14:54 - Reply

    Padre Evaristo, que palavra bonita! Maria é cheia de graça porque seus ouvidos estavam direcionados a Deus e a isto deve-se seu amor incondicional. Maria se deixava conduzir pelo Espírito Santo e esse a fazia ter tranquilidade nos momentos em que o racional, o humano, duvidaria, temeria ou culparia. Mas Maria é cheia de Graça!!!! Jesus precisa do silencia, da nossa pre-disposição para falar, para que possamos te-lo agindo em nossa vida! E isto é trabalho, é diario! Mas quem disse que é facil? Mas, como bem nos ensinou Maria, crendo Nele, até nos piores momentos teremos forças.

  2. Edvaldo 13 de outubro de 2009 at 15:06 - Reply

    Gostei muito do texto acima, aproveito a oportunidade e parabenizo o trabalho da AIS.
    O site esta muito bem estruturado, moderno e intuitivo.

    Mostrando que para o trabalho de Deus precisamos estar interagindo com a internet.

    Deus abençoes a todos

  3. Zenóbia Seixas e Familia 21 de outubro de 2009 at 18:22 - Reply

    Que maravilha, Deus inspira cada dia mais nossos religiosos e todos aqueles que amam sua Mãe. Parabéns pelas palavra, parabéns pelo trabalho belíssimo e necessário que a AIS promove. Que Deus na sua infinita bondade juntamente com sua mãe Maria, nos abenções e nos dê a paz.Amém

  4. Davisson Rodrigues dos Santos 21 de outubro de 2009 at 21:22 - Reply

    O que eu gostei no texto, são os ditos sobre o silêncio, hoje em dia o mundo nos bombardeia a toda hora com barulhos “irritantes”, ficar em silêncio é algo louvável no ser-humano.

    Vou lhes deixar dois ditos de um livrinho que estou lendo são sobre o silêncio: “mais fácil é calar de todo, que falar sempre com acerto” e “Ninguém fala com acerto, senão quem sabe calar a propósito”.
    Abraços AIS-Brasil! !

  5. Maria Célia da Cruz do Carmo. 21 de outubro de 2009 at 23:45 - Reply

    Padre Evaristo, saudações em Jesus e Maria. Agradeço muito a Deus por voçê, grande defensor de nossa fé cristã, que nos mostra Jesus e Maria, que. se fazem presentes no nosso cotidiano. A Mãe do silencio, amada por muitos, é a jóia do meu coração,é nela que eu e todos os sofredores encontram seu refúgio. Nas dificuldades é ela quem me auxilia.E neste mês tão difícil financeiramente para mim peço suas orações para que tudo dê certo para que eu possa ajudar os meus irmãos que tem o o sofrimento maior que o meu.Peço sua benção e que Maria do silêncio cubra-lhe com seu manto de amor. Abraços. Obrigada pela linda imagem.

  6. Ana Maria Pereira De Santana 6 de janeiro de 2010 at 21:02 - Reply

    seria tão bom, que o mundo se calasse, não pelas injustiças, mais pelas orações, que o cristão só consegue ouvir a Deus no silêncio da brisa suave, as montanhas, os passáros piam baixinho, e todo ser da terra, com suas maneiras de ser pela divindade de Deus, cabe o ser humano perceber e assim podemos imitar a Maria, aquela que trouxe o salvador do mundo, Deus os abençõe a todos feliz ano novo, pra todos na presença de Deus*******

  7. maria do socorro souza 22 de janeiro de 2010 at 00:48 - Reply

    sou apaixonada, por nossa senhora e acho que ela foi, e é o alcilio dos cristão, e o exemplo de vida missionaria,aserviço do pai,pois fez tudo o que ele disse.

  8. elizabeth tomie nascimento 28 de janeiro de 2010 at 19:53 - Reply

    A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA ESTEJAM CONTIGO,Pde Evaristo,chorei muito qdo li a reportagem dos ‘PASTORES PERDIDOS’,não imaginava o quanto esses nossos anjos sofriam,estou rezando muito por ‘ELES’,sei que rezamos pelos nosso PAPA,PADRE,BISPOS,TODO CLERO na missa,..mas agora rezo especificamente para esses nos/anjos sofredores..MISSIONÁRIOS..

  9. IRAMAR LUBIANA 6 de fevereiro de 2010 at 11:33 - Reply

    Padre Evaristo, custumo ler artigos deste site, coordeno um setor do MCC no Estado do Espirito Santo, no municipio de Linahres, seus artigos muito nos ajuda nas formações, o video sobre o aborto que teve a graça de receber de voces foi ótimo, gostaria de receber mais materia principalmente em video para melhorar nossas reuniões de formação, sou um principiante nos artigos de voces, fiqueM com DEUS.
    IRAMAR LUBIANA – LINHARES – ES.

  10. elizabeth tomie nascimento 29 de março de 2010 at 17:40 - Reply

    A VOCÊS APAIXONADOS POR MARIA,leiam o testemunho de uma pessoa..”MARIA PASSA NA FRENTE”,testemunho de GLÓRIA POLO,”estive na porta do inferno”,diz ela.São livros maravilhosos que nos ensina muito.

  11. elizabeth tomie nascimento 7 de maio de 2010 at 19:36 - Reply

    MARIA pisarás na cabeça da serpente..esta ferirás o calcanhar(nós).NÓS somos o ponto fraco de MARIA..COMO alguém pode não AMAR MARIA ela leva as nossas orações a seu FILHO JESUS..ELA se preocupa com nós…QUE,NAS BODAS DE CANAA.. ELA FEZ O FILHO fazer O PRIMEIRO MILAGRE EM NOSSO FAVOR..ELA como MÃE sabe das nossas necessidades.QUAL MÃE NÃO SABE…

Leave A Comment

A ACN está na Copa do Mundo. Ajude-nos a ganhar!