//Caminhos: Céu ou Inferno

Caminhos: Céu ou Inferno

2012-01-05T18:40:31+00:00junho 20th, 2011|Palavra Viva|

A ciência constata que existe na estrutura de cada pessoa uma consciência natural sobre a existência do bem e do mal. Os mitos e as religiões falam desta verdade. A Bíblia e a Igreja confirmam a realidade do bem e do mal na vida humana como nos ensinam que, sem à ajuda da graça de Deus, não podemos vencer as forças do mal.

A razão humana, as religiões, como particularmente o cristianismo nos fazem entender que não se pode ser bom e mau ao mesmo tempo. A Bíblia é clara ao expressar o projeto de Deus Pai para a vida humana. “Eis que ponho diante de ti o caminho da vida e da morte” (Jr 21,8). Ou seja, somos nós que escolhemos qual rumo damos às nossas vidas. Cristo é por demais explicito: “Ninguém pode servir a dois senhores” (Mt 6,24). “Diga apenas ‘sim’ quando é ‘sim’; e ‘não’ quando é ‘não’. O que você disser além disso, vem do maligno.” (Mt 5,37). Como não podemos ser indiferentes e passivos diante da vida. “Antes fosses frio ou quente, mas porque és morno, vou te vomitar da minha boca” (Ap 3,16).

Sim. Todos nós somos humanos, finitos e limitados, por isto mesmo, pecadores. Todos nós erramos e erramos muito. O que não podemos querer é nos considerar bons, justos, éticos e verdadeiros enquanto na prática de nossa vida somos indiferentes, medíocres, ou pior, falsos, corruptos e desonestos. A hipocrisia tão questionada por Jesus diante da duplicidade de vida dos escribas, dos fariseus, dos saduceus, dos sacerdotes e das autoridades de seu tempo é a negação da vida cristã feita para nós. A opção por Jesus pede e exige que busquemos ser honestos e verdadeiros conosco, com os outros, com a vida e com Deus, se quisermos merecer e ter a posse da vida e o segredo da verdadeira felicidade.

O mal sob todos os aspectos e dimensões não pode ser visto e compreendido com bem. Não podemos justiçar o injustificável. O que é verdade é verdade, tanto no caminho do bem, como no caminho do mal. A honestidade tem que ser uma postura de nosso caráter e uma virtude do nosso agir.

Não se trata de não errarmos. Quem nunca errou ou pecou? O apóstolo Paulo nos diz que somos todos pecadores amados por Deus. Trata-se sim do buscarmos ser em tudo e através de tudo honestos, éticos e verdadeiros conosco próprios, de reconhecermos nossos acertos como nossos erros, nossas qualidades, como nossas fraquezas e pecados. O caminho do bem e da vida não exclui a possibilidade do erro, mas exige a opção permanente pelos valores da vida e do Evangelho. Deus sempre amou e ama o pecador arrependido, nunca o erro e o pecado. O caminho do bem e o caminho do mal se opõem totalmente. Se quisermos abraçar a vida segundo os valores do Evangelho temos que optar pelo caminho da vida que é Jesus e não pelo caminho do mundo, isto é, do pecado.

Sim, como cristãos temos que viver em tudo e através de tudo o amor de misericórdia que o Pai e Jesus nos apresentaram, isto é, o amor que sempre compreende, perdoa e ama o pecador, mas que se opõe totalmente ao pecado.

3 Comments

  1. elizabeth tomie nascimento 24 de junho de 2011 at 16:54 - Reply

    ANTES FOSSES FRIO OU QUENTE..ÉS MORNO…NA VERDADE SOMOS MAIS MORNO.,PORQUE SÓ SABEMOS RECLAMAR, NADA FAZEMOS PARA MELHORAR..HA AQUELES QUE NÃO FAZEM NADA..MAS TAMBÉM NÃO RECLAMAM..SÃO FRIOS… CADA UM TEM SEU DOM DADO POR ‘DEUS’ A NÓS…USE-O….

  2. Fabricia Cardoso Teixeira 28 de junho de 2011 at 17:41 - Reply

    Adorei Padre este comentário e este texto
    quanto à questão concordo inteiramente com o que está escrito e os versículos citados da bíbilia neste contexto.

    Fabricia Cardoso Teixeira

  3. Pierre Luiz Dalago 29 de junho de 2011 at 19:46 - Reply

    Sábias palavras, somos sim muito pecadores, pois muitas vezes insistimos em fazer o que o mundo nos pede e esquecemos de ouvir Jesus nos chamando – “Filho, é por aqui!” – Deus nos ama e nos quer… E a medida que nos aproximamos mais de Deus percebemos nossa pequenez e o quanto ainda temos que percorrer e agir para estar junto Dele. Shalom

Leave A Comment

A ACN está na Copa do Mundo. Ajude-nos a ganhar!