//A virtude da humildade

A virtude da humildade

2012-01-02T17:24:05+00:00janeiro 2nd, 2012|Palavra Viva|

Falar de humildade tem sentido em nossos dias? Para não poucos infelizmente ela aparece como fraqueza e porque não, como pobreza de espírito. Vivemos num tempo e numa cultura onde a esperteza e o cultivo do “eu” se tornaram uma prioridade em tudo.

O egoísmo e o individualismo se tornaram a base da vida e do existir humano em detrimento do valor maior, o social e o humanitário. Com isto o próprio amor adoeceu e a convivência humana se tornou progressivamente agressiva. Sintomas claros de uma sociedade doente, rica em recursos, mas muito pobre nos valores da vida.

Entretanto, a virtude da humildade como maturidade de ser e de existir tem um valor e um sentido transformador e dignificante para a vida humana. Humilde é a pessoa que tem a capacidade para se relacionar sadiamente consigo, com os outros, com os bens da criação e com o Criador.

Humildade vem de “húmus”, terra, realidade, alguém que tem os pés na terra, isto é, alguém que tem consciência do que é: de suas virtudes, habilidades e qualidades, mas igualmente de seus limites e fraquezas. Humilde é a pessoa aberta para a vida, para a transformação, para a mudança, para o crescimento, para o acolhimento dos valores e da ajuda de Deus e dos outros. Uma pessoa humilde sabe que não é dona da verdade. Ela está sempre aberta à mudança e ao crescimento. Reconhece e aceita que todos têm algo a ensinar. Não exclui ninguém. Busca conviver com todos tendo um espírito de disponibilidade para colaborar, como tem maturidade para aceitar a ajuda de qualquer pessoa independente de sua posição social, cultura, ou religiosa. É alguém grato à vida.

Na verdade, a virtude da humildade nos leva ao verdadeiro autoconhecimento, com nossas virtudes e limites. Nos leva também a reconhecer e aceitar o valor de cada pessoa e de sua importância no convívio social. A humildade, como virtude, é indispensável para que o próprio amor aconteça. Sem humildade não há verdadeiro amor, pois sabemos que o amor exige e supõe a comunhão, a partilha e a parceria de vida, isto é, o espírito de vida em equipe, a busca da justiça do social, a abertura de vida para o acolhimento e da interajuda.

Vejam o testemunho de vida dos grandes homens e mulheres do mundo. Vejam a vida dos santos e santas de Deus. Sim, particularmente, vejam quem é Jesus Cristo que, sendo verdadeiramente Deus, foi (e é) o mais humilde dos homens. Ele é a humildade personificada em Pessoa.

Portanto, a pessoa humilde apresenta normalmente estas características: Admite que não é dona absoluta da verdade. Sabe acolher e respeitar a pessoa do outro. Está sempre aberta para aprender e mudar. Ajuda e se deixa ajudar. Ama e se deixa amar. Tem boa convivência social. Não nega suas habilidades e qualidades, como igualmente seus limites e fraquezas. É alguém amadurecido no seu ser, existir e conviver. Sabe antes de tudo reconhecer os valores do que os defeitos de cada pessoa com a qual convive. É por natureza serviçal. Particularmente é alguém agradecido por tudo o que recebeu e recebe de Deus, da vida e de todos. Alguém integrado consigo.

Resta apenas uma pergunta como reflexão: quem sou eu como pessoa?

4 Comments

  1. Wellington callegari 11 de janeiro de 2012 at 18:45 - Reply

    Excelente artigo que mostra a necessidade de que nossa sociedade tenha “os pés no chão”.Tanto individualmente quanto coletivamente, o Homem tem que por fim a arrogância de se acreditar o centro de todas as coisas. É essa loucura a causa da maior parte dos crimes contra Deus e contra nosso semelhante. Que possamos humildemente seguir as pegadas daquele que foi a própria personificação da humildade, Cristo Jesus.

  2. elizabeth tomie nascimento 16 de março de 2012 at 19:26 - Reply

    PAZ E BEM…HUMILDADE É ESTAR SEMPRE PRONTO A ESCUTAR O SEU IRMÃO..MAS, NEM SEMPRE ESTAMOS DISPOSTOS A OUVI-LO…POR QUE TEMOS OS NOSSOS PROBLEMA….FALAR DE BARRIGA CHEIA É FÁCIL..POR ISSO OS PROBLEMAS VEM PARA QUE TENHAMOS HUMILDADE E ENTENDER A NECESSIDADE DO PRÓXIMO. AMEM

  3. Leonel Paschoalino Filho 11 de abril de 2012 at 09:11 - Reply

    Humildade simplesmente Maria nossa mãe.

  4. Terezinha 28 de abril de 2012 at 01:21 - Reply

    Iluminando nosso espírito

Leave A Comment

A ACN está na Copa do Mundo. Ajude-nos a ganhar!