O YouCat, o catecismo jovem da Igreja católica, já converteu-se em um sucesso absoluto. Agora, a Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) distribuirá outros 50.000 exemplares para dioceses da América Latina.

Milhares e milhares de jovens estão contando os meses que faltam para a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será celebrada no Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho de 2013, e querem preparar-se com o YouCat para este encontro de fé com o Papa Bento XVI. A pedido de várias dioceses latino-americanas, a Fundação católica internacional Ajuda à Igreja que Sofre tornou a imprimir e distribuir outros 50.000 exemplares da obra para jovens de todo o continente latino-americano.

No início de outubro foram impressos e distribuídos 500.000 YouCat’s no Brasil graças à iniciativa da AIS no país que será a sede da próxima JMJ. Anteriormente, a Fundação já havia enviado a várias dioceses de língua hispana do continente americano 12.500 exemplares. Muito em breve, serão oferecidas novas edições deste livro de fé sumamente requisitado pelos jovens, afirma Rafael D’Aqui, umdos responsáveis pela América Latina na Ajuda à Igreja que Sofre. “Bispos da Bolívia, Colômbia, Venezuela e Cuba nos pediram ajuda para financiar uma nova edição, assim como os gastos de envio”, afirma também Rafael D’Aqui.

Com exceção dos livros distribuídos no Brasil, a impressão desses exemplares realizou-se na Espanha, por desejo da editora que possui os direitos de publicação. A edição extra estará em espanhol, por ser este o idioma de todos os países que serão beneficiados com os YouCat’s. Por desejo da Conferência Episcopal boliviana, 25.000 livros foram enviados especialmente às dioceses da Bolívia; outros, entre diocese colombianas, cubanas e venezuelanas. “O enorme êxito deste livro perfilou-se já durante a Jornada Mundial da Juventude de 2011, celebrada em Madrid”, sublinha D’Aqui. E acrescenta: “Na pastoral juvenil, muitas dioceses estão utilizando-o agora”.

Na Jornada Mundial da Juventude, celebrado na capital da Espanha, a Ajuda à Igreja que Sofre se encarregou da impressão e da distribuição de 700.000 exemplares em inglês, alemão, francês, italiano, espanhol e polonês, os idiomas oficiais da JMJ. A AIS também financiou a edição da primeira edição do YouCat em árabe, em setembro de 2012. Por ocasião do encontro com o Papa Bento XVI no Líbano, os jovens receberam os primeiros 50.000 exemplares nesta língua.

Em uma carta dirigida à “Ajuda à Igreja que Sofre”, o Bispo Tomás Jesus Zárraga Colmenares, de San Carlos, na Venezuela, celebra a nova edição do catecismo jovem em espanhol: “Alegramo-nos por contar com o YouCat, que será de enorme utilidade para a formação doutrinal dos jovens em nossas paróquias”. O Bispo da diocese boliviana de El Alto, Dom Jesus Juárez Párraga, também sublinha a importância do catecismo juvenil: “Sobre tudo no contexto do ‘Ano da Fé’ e da Jornada Mundial da Juventude de 2013, a publicação é uma ajuda extraordinária para a formação de nossos jovens”. O Arcebispo de Medellín (Colômbia), Ricardo Tobón Restrepo, afirma: “O YouCat motiva os jovens de nossa arquidiocese a viverem a sua fé em Jesus Cristo e para empenhar-se em uma nova evangelização , tal e como reivindicou a 5ª Conferência dos Bispos da América Latina e do Caribe, celebrada em Aparecida”.

O boletim Nº 33 do Sínodo dos Bispos para a nova evangelização, de 27 de outubro de 2012, destaca que a juventude não é apenas o futuro da Igreja, mas também o seu presente. Por isso, o Sínodo evidencia a importância das Jornadas Mundiais da Juventude e expressamente do YouCat como especiais instrumentos para a nova evangelização.