Era por volta das 17h50 quando chegou o momento da comunhão durante a missa da tarde. Foi justamente neste momento que uma granada explodiu no telhado da igreja de São Francisco, em Alepo (Síria), no último domingo (25/10/15).

A granada, lançada provavelmente por um dos vários grupos radicais que procuram controlar a cidade, explodiu quando rolava pelo telhado da igreja, provocando uma enorme nuvem de poeira e estilhaços. “De repente, tudo começou a tremer e caiu um monte de detritos no interior da igreja”, explica o padre Ibrahim Alsabagh. “Havia tanta poeira que não conseguiamos ver uns aos outros. Se a granada tivesse atravessado a cúpula, poderia ter causado uma tragédia”, o padre franciscano contou que haviam por volta de 400 pessoas no interior da igreja naquele momento e acrescentou terem sido protegidos pelo “manto da Virgem”.

Em consequência deste ataque, sete pessoas ficaram feridas, enquanto a estrutura da igreja ficou seriamente danificada.

Para o padre Ibrahim é difícil descobrir o autor do ataque como também as razões deste atentado contra uma igreja em Alepo. O esforço que os cristãos têm procurado fazer na promoção do diálogo inter-religioso pode ser um dos motivos. O sacerdote diz que “alguns grupos querem eliminar qualquer sinal de reconciliação e de abertura”.

Apesar do ataque e da estrutura da igreja ter ficado muito danificada, grande parte dos paroquianos fizeram questão de participar da missa de segunda-feira em meio aos escombros, dando assim um sinal de coragem e fé.

Últimas notícias

2 Comentários

  1. ELIANA BRAGA 28 de outubro de 2015 at 21:40 - Responder

    Que Deus possa tocar esses corações tão endurecidos, amém!

  2. Edelir Borges 28 de outubro de 2015 at 14:05 - Responder

    Meu Senhor e meu Deus, protegei e guardai os cristãos tão duramente perseguidos no Oriente Médio. Amém!

Deixe um comentário