A história de Francisca de Paula de Jesus, primeira bem-aventurada brasileira leiga e afro descendente.

“Ainda que pai e mãe me abandonem, o Senhor me acolhe”. Este é o amparo e força do Salmo 27, proteção em que Nhã Chica acreditou e semeou ao longo de sua santa vida, que acaba de ser reconhecida pela Santa Sé como beata.

Órfã com apenas 10 anos, viveu em Baependi, Minas Gerais, tendo como sua protetora Nossa Senhora, da qual chamava carinhosamente de “Minha Sinhá”. Venerável por suas ações, Nhã Chica viveu como leiga consagrada, não ordenando-se como religiosa, mas dedicando-se às orações e a vida de celibato. Mansa e humilde de coração, aconselhava a todos que a procuravam. Ainda em vida era considerada por essas pessoas como “santa”.

Nhá Chica era analfabeta, mas desejava ler as Escrituras Sagradas. E, se alguém as lia para ela, a fazia feliz. Ela construiu ao lado de sua casa uma pequena Igreja que, mais tarde, foi designada à Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor. Ao lado dessa Igreja se deu inicio uma obra de assistência social para crianças necessitadas, hoje a “Associação Beneficente Nhá Chica” (ABNC), que acolhe mais de 160 crianças.

Ela faleceu no dia 14 de junho de 1895. Afirma-se que, durante seu sepultamento e em 1998, quando Autoridades Eclesiásticas e membros do Tribunal Eclesiástico pela Causa de sua Beatificação estiveram na capela construída por ela, pode-se sentir um misterioso perfume de rosas.

A data da cerimônia de sua beatificação ainda será marcada.

Que sua vida e obra, na busca pela santidade, semeando a Igreja como uma pessoa do mundo e no cuidado com os pequeninos, sejam exemplo no Brasil e no mundo.

Últimas notícias

2 Comentários

  1. aurea lima martins de lima 14 de julho de 2012 at 11:19 - Responder

    o brasil prescisa de santos disse o papa joao paulo ll . obrigada Senhor por mais esta intercessora que o brasil tem no céu.

  2. francisca assis da nobrega 4 de julho de 2012 at 12:19 - Responder

    bela atitude no reconhecimento desse caso

Deixe um comentário