//Milhares de Jovens visitaram Exposição Missionária promovida pela AIS

Milhares de Jovens visitaram Exposição Missionária promovida pela AIS

2015-08-26T13:37:14+00:00julho 30th, 2013|Notícias|

Durante 5 dias no Centro do Rio de Janeiro em plena Jornada Mundial da Juventude, integrantes da Associação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre estimam que mais de 15 mil jovens passaram pela exposição “Missionários somos todos nós”, promovida para animar os jovens a cruzarem fronteiras, seja de países ou do próprio comodismo, para levarem a Boa Nova de Jesus.

Toda a exposição foi pensada para os jovens e por isso foi utilizado muitos recursos tecnológicos para comunicar a missão da Igreja missionária e como todos são chamados à este serviço, dentro ou fora de seus lares, através da oração e da caridade fraterna.

A exposição, um evento oficial da programação cultural da JMJ, contou com o apoio de uma equipe de voluntários muito competente, estes vinham do próprio Rio de Janeiro, outros de fora da Arquidiocese do Rio e alguns eram estrangeiros. Ademais de estar em um dos locais mais movimentados do Centro do Rio, o Largo da Carioca, a exposição reuniu vídeos e outros objetos vindos de lugares de missão que levaram os jovens à uma maior consciência de que a Igreja necessita que cada um deles assuma seu papel de apóstolo e missionário. Além da tecnologia utilizada nas projeções dos vídeos a exposição contava com um totem interativo que permitia o jovem tirar uma foto sua em diversos cenários do Rio de Janeiro. Também um painel touchscreen permitia aos jovens desenhar com as próprias mãos figuras, mensagens e seu anseio de viverem a vida em espírito de missão.

Entretanto, o centro da exposição não estava nos vídeos ou na tecnologia interativa e sim na capela onde o Santíssimo permanecia exposto durante todo o dia para a visita dos peregrinos que recebiam notas adesivas para postar em uma cruz, junto do Senhor Sacramentado, mensagens e orações expressando seu desejo de serem discípulos e missionários, cada um nas suas circunstâncias concretas.

Peregrinos de dezenas de países do mundo passaram pela exposição que contou com a presença de representantes de outros escritórios da Ajuda à Igreja que Sofre, como França, Espanha e Chile. Além dos stands dos escritórios internacionais e do escritório brasileiro da AIS, alguns movimentos e congregações como a Família Comboniana, os padres missionários do Pontifício Instituto para as missões estrangeiras (PIME) e a família dos irmãos e irmãs carmelitas mensageiros do Espírito Santo também puderam expor seu carisma e trabalhos missionários. Destaque para um stand exclusivo para a divulgação e aprofundamento do YouCat, o catecismo da Igreja feito para a juventude católica, distribuído em todo o Brasil pela Ajuda à Igreja que Sofre. Foram 1,5 milhões de YouCat’s que chegaram à jovens de todo o país.

Religiosos, padres e bispos também fizeram questão de visitar a exposição missionária da AIS. Entre as autoridades eclesiásticas que visitaram a exposição estiveram o cardeal Arcebispo de Viena, Áustria, Dom Cristoph Schöenborn, que recebeu de Bento XVI a missão de liderar a equipe de teólogos que formulou o YouCat e pode ser chamado um dos “pais” desta obra catequética.

Por outra parte, o bispo auxiliar de Colônia, Alemanha, Dom Dominik Schwaderlapp, e o auxiliar de Melbourne na Austrália, ambos de países que já receberam edições da JMJ se disseram muito edificados com o entusiasmo dos jovens que viram no Brasil e afirmam que a experiência tem sido tão positiva como nas respectivas edições em seus próprios países.

A exposição foi realizada entre os dias 22 e 26 de Julho e contou também com atrações artísticas vindas da Irlanda e da Jamaica que animaram os peregrinos, tornando o evento ainda mais internacional e mostrando a diversidade e a riqueza da fé católica expressa em diferentes formas culturais.

2 Comments

  1. Gerson Affonso Canine 6 de agosto de 2013 at 15:07 - Reply

    Ola amigos!
    Estive na exposicao da ais e gostei muito, principalmente do contato com os missionarios, sempre muito simpaticos e solicitos ao dar informacoes sobre seu santificado trabalho.
    Fica aqui meu agradecimento e admiracao a estes nossos irmaos em Cristo.
    Gerson, RJ

  2. Maria Cristina dos Santos 13 de agosto de 2013 at 18:03 - Reply

    Olá, conheço o trabalho da AIS, e acho extraordinário.
    Tive a graça de visitar a exposição na sexta, dia 26 pela manhã. Assisti a uma missa maravilhosa. gostaria de saber o nome do grupo irlandês que tocou, achei magnifico.
    Paz e Fogo do Espírito Santo.

Leave A Comment

A ACN está na Copa do Mundo. Ajude-nos a ganhar!