O Santo Padre recebeu com consternação a notícia do desastre do avião da Malaysian Airlines, precipitado na região leste da Ucrânia, marcada por fortes tensões.

O Papa Francisco eleva as suas orações pelas numerosas vítimas do acidente e pelos seus familiares, renovando às partes em conflito o forte apelo à paz e para um compromisso na busca de soluções com o diálogo, a fim de evitar mais perdas de vidas humanas inocente.

O Boeing 777 caiu na Ucrânia na tarde desta quinta-feira, 17, próximo à fronteira com a Rússia. Todas as 298 pessoas a bordo morreram na explosão. Muitas das vítimas dirigiam-se para Melbourne, no Encontro Mundial sobre o SIDA. Tanto os separatistas como o governo ucraniano estão dispostos a abrir um corredor humanitário e declararum cessar-fogo de três dias para permitir às equipes internacionais de chegar ao local da queda.

Fontes de inteligência ocidentais confirmam que o avião foi atingido por um míssil terra-ar, sem poder precisar ainda de onde tenha partido, o que não será difícil, pois há meses a região é vigiada por satélites militares. Separatistas, governo ucraniano e russo acusam-se mutuamente, ao mesmo tempo que todos negam qualquer responsabilidade no ataque. A caixa preta já foi encontrada.

O avião foi atingido quando voava a uma altura de 10 mil metros – considerada segura -, na área de Donbass, Ucrânia, a 52 quilômetros da fronteira russa. Depois deste desastre, os voos civis estão proibidos de sobrevoar a região leste da Ucrânia.

Últimas notícias

Deixe um comentário