“Eminentissimum ac Reverendissimum Dominum, Dominum Georgium Marium Sanctae Romanae Ecclesiae Cardinalem Bergoglio qui sibi nomen imposuit Franciscum.”

Às 20hs12min do dia 13 de março de 2013 o protodiácono Jean-Louis Tauran proclamou a famosa fórmula do Habemus Papam, no balcão Central da Basílica de São Pedro. O Cardeal Arcebispo de Buenos Aires (Argentina), Jorge Mario Bergoglio, 76 anos é o novo sucessor de Pedro, assumindo o nome de Francisco I.

É o primeiro Papa latino-americano e não europeu da história. A eleição ocorreu à quinta votação, na sequência da primeira que teve lugar ontem, terça-feira, dia do início do Conclave e das quatro votações desta quarta-feira. Ao contrário do que muitos pensavam, tratou-se, também desta vez, de um Conclave breve, apenas com mais uma votação do que aquele que teve lugar há 8 anos e que levou ao pontificado o cardeal alemão Joseph Ratzinger, Bento XVI, para suceder a João Paulo II. Mesma duração também na eleição do cardeal Eugénio Pacelli, Pio XII.

 

Biografia
O novo pontífice é o Cardeal Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco I, que nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 17 de dezembro de 1936.

O Papa jesuíta se formou como técnico químico, mas depois escolheu a estrada do sacerdócio e entrou para o seminário de Vila Devoto. Em 11 de março de 1958, passou para o noviciado da Companhia de Jesus. Completou os estudos humanistas no Chile e em 1963, de volta a Buenos Aires, formou-se em Filosofia na Faculdade de Filosofia do colégio máximo São José de São Miguel.

Últimas notícias

3 Comentários

  1. Paulo Muneaki Yamada 28 de março de 2013 at 00:37 - Responder

    Deus, concede-nos, um binômio na direção eclesial!!
    Papa Francisco e Papa Emérito Bento XVI, fortalecendo a unidade e a guarda do depósito da fé da Santa Imaculada Igreja Católica de Nosso Senhor Jesus Cristo!! Imagino que os apóstolos São Pedro e São Paulo, formavam também este binômio iluminados pelo Espírito Santo!! As portas do inferno, nunca prevalecerão……
    Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

  2. FRANCISCO MARIO DE CARVALHO LEAL 14 de março de 2013 at 02:52 - Responder

    PAPA FRANCISCO , SEJA BEM , DEUS O ABENÇOE , SEU SOBRE NOME MARIO , LEMBRO O PASTORINHO FRANCISO MARTO, UM AGRACIADO POR NOSSA MAE , MARIA ,

    FRANCSCO MARIO , MARABÁ -PA

  3. Bruno 13 de março de 2013 at 20:07 - Responder

    Quanta humildade, quanta humanidade. Antes de dar sua primeira benção como sumo pontífice, pediu a benção ao povo e, inclinando-se, a recebeu.

Deixe um comentário