Para levar ainda mais longe as bases da fé católica, a ACN – Ajuda à Igreja que Sofre criou o livro Eu Creio, pequeno catecismo católico.

Em sua origem a palavra crer expressa acreditar, confiar. Porém, quando a crença vem desprovida de compreensão tornamo-nos reféns de algo vazio, muitas vezes sem real significado. Assim acontece quando rezamos a Profissão de Fé, uma das bases da fé Católica Apostólica Romana. Ao professar nossa fé, anunciamos que confiamos nos ensinamentos e preceitos dessa Igreja e que iremos segui-los a cada dia. Assim, se não a compreendemos em profundidade e ação, anunciamos uma fé vazia.

No zelo com o povo de Deus, a ACN criou o livro Eu Creio – pequeno catecismo católico. Neste catecismo é possível estudar e rezar esse anúncio. Afinal, “creio em Deus Pai”, mas o que isto significa? Como afirma em sua introdução, “quem diz ‘sim’ a Deus deve saber a que se compromete. Para isto, é importante que cada cristão aprenda a conhecer e a compreender este texto fundamental da sua fé. Deve saber igualmente o que significa crer”.

A cada capítulo, um princípio é apresentado com passagens bíblicas, exemplos e explicações que esclarecem como, na história do povo de Deus, essa oração foi criada e como ela representa o que cremos e como cremos. Deste modo, ao fim do livro é possível compreender o que professamos na totalidade.