O Sínodo dos Bispos caldeus, que decorreu em Roma, elegeu um novo Patriarca: arcebispo Louis Sako de Kirkuk (Iraque). Com isto, a defesa dos direitos dos cristãos no Oriente Médio ganha uma inesperada e valiosa força.

Como lema patriarcal, D. Louis Sako escolheu a “autenticidade, unidade e renovação”, tendo recordado Bento XVI, na Exortação Apostólica pós-sinodal para o Oriente Médio, em que o Santo Padre convidou todos os cristãos a “serem sinal de testemunho de esperança e de comunhão, apesar das dificuldades”.

Nesse espírito, o novo Patriarca da Igreja Católica Caldeia, na sua primeira comunicação após a sua eleição, convidou os seus concidadãos, de todas as religiões, a trabalhar juntos “em defesa da dignidade humana e da convivência harmoniosa com base na igualdade de direitos e deveres para todos os cidadãos”, sublinhando, porém, que o futuro da presença cristã no Oriente Médio se mostra difícil.

É como uma estrada – disse – “áspera e dura, mas podemos lidar com ela esperando no Senhor. Somos um pequeno rebanho, mas nós somos o seu rebanho, e o número não é importante. Podemos ir em frente, nos lugares onde estamos”.

Em companhia do novo patriarca, Louis Sako, representantes da AIS visitaram o Iraque em 2011 e acompanharam os projetos existentes e aqueles que ainda se faziam necessários.

A Ajuda à Igreja que Sofre parabeniza Dom Louis Sako, patriarca da Igreja Católica Caldeia, e desejamos as bênçãos de Deus para este difícil cargo.

Últimas notícias

Um comentário

  1. maria 3 de fevereiro de 2013 at 14:31 - Responder

    estou comovida com a situaçao do povo angolano mostrado hoje na rede vida de televisao como poderia ajuda-los?

Deixe um comentário