//Cristã é condenada à morte por renegar o Islã

Cristã é condenada à morte por renegar o Islã

2014-06-20T14:34:58+00:00 Maio 19th, 2014|Notícias|

Confirmou-se, no dia 15 de maio, o que mais se temia: a condenação à morte por enforcamento de uma cristã sudanesa, de 27 anos, por ter renegado o Islã. A mulher, Mariam Yahia Ibrahim Ishag, grávida de oito meses, está detida junto de outro filho seu, de menos de dois anos de idade, e nem a intervenção de diversas chancelarias ocidentais foi suficiente para que o tribunal alterasse o veredito.

O Sudão é um país africano majoritariamente muçulmano e é regido pela lei islâmica, a sharia, em que a apostasia – o abandono da fé – é considerado crime. O tribunal também condenou a mulher a 100 chicotadas por ter cometido adultério, uma vez que, segundo as autoridades, o seu casamento com um homem cristão não é considerado válido. “Demos um prazo de três dias para que ela renegasse sua fé, mas ela insistiu em não voltar ao Islã. Condeno-a a pena de morte por enforcamento”, declarou o juiz Abbas Mohammed al-Khalifa, citado pelas agências internacionais. Ao ouvir o veredito, a jovem manteve-se impassível e teria dito ao juiz: “sou cristã e nunca reneguei a minha fé”.

Mariam Ibrahim nasceu num pequeno vilarejo na região oeste do Sudão, filha de pai muçulmano e de mãe cristã ortodoxa. O pai abandonou o lar quando ela tinha apenas 6 anos e foi a mãe a responsável por toda a sua educação, tendo-lhe incutido a fé cristã desde criança. Porém, de nada valeu a Mariam as provas e os testemunhos de que sempre fora cristã, tendo sido assim educada por sua mãe. Além disso, Mariam demonstrou também em tribunal que tinha casado numa cerimônia religiosa numa pequena igreja cristã em Cartum, no ano de 2012.

Estados Unidos, Holanda, Canadá e Reino Unido, tal como a Anistia Internacional, já expressaram a “profunda preocupação” em relação a este caso. Segundo a imprensa local, a sentença de morte será executada logo que nasça a criança.

One Comment

  1. MATIAS LIMA 1 de junho de 2014 at 17:13 - Reply

    ESTOU MUITO TRISTE QUE NOSSA SENHORA FÁTIMA INTERCEDA PELA SUA ABSORVIÇÃO AMEM.

Leave A Comment