No Sudão, mas também no Sudão do Sul, Chade, Mali ou na Somália… é enorme a lista dos países africanos em que as crianças são transformadas em soldados, obrigadas a combater em sangrentas guerras-civis, ou em tantos conflitos que a comunidade internacional teima em ignorar.

Entre as muitas organizações não-governamentais que têm vindo a alertar sistematicamente o mundo para esta realidade, conta-se a Human Right Watch (HRW). A sua última denúncia é que, muito provavelmente, grupos fundamentalistas islâmicos estão recrutando centenas de crianças para seus “exércitos”.

Segundo a Deutche Welle, responsável pelo departamento para a África Ocidental da Human Rights Watch, “muitas crianças foram aparentemente entregues a grupos islâmicos por membros mais velhos da família em troca de dinheiro”.

Esta especialista adianta que o recrutamento dos radicais islâmicos ocorre preferencialmente “onde prevalece uma prática muçulmana mais conservadora”, havendo notícias de que diversas crianças teriam sido levadas para as frentes de combate.

Últimas notícias

Deixe um comentário