“Eu encontro inspiração na Sagrada Escritura e nas pessoas”, diz Conchita Gomez, artista, assistente social e religiosa. A Irmã de 75 anos vem de Pamplona, no norte da Espanha, mas vive e trabalha há anos no Peru.

Seus quadros ilustram muitas publicações, entre as quais a Bíblia da Criança Deus fala a seus filhos. Esse livrinho da nossa Obra já foi publicado em 171 línguas, numa tiragem total de quase 50 milhões de exemplares.

A Irmã Conchita é conhecida por um público mais vasto especialmente pelo pseudônimo de Miren Sorne. Desde os seus 20 anos de idade ela pertence à ordem das Irmãs do Serviço Social da Imaculada, uma comunidade que cuida dos pobres e doentes nas favelas de Lima e nas alturas dos Andes. Uma vez que ali muitas crianças, jovens e adultos não sabem nem ler nem escrever, a Irmã Conchita desde cedo lançou mão de tinta e pincel, para familiarizá-los mais com a Sagrada Escritura. Já desde criança ela tinha aprendido a pintar e desenhar.

As ilustrações expressivas da freira encontraram desde o início grande aceitação. Possivelmente porque no trabalho ela seguia sempre um conceito pedagógico: ir ao encontro de crianças e jovens com o mesmo respeito dado aos adultos. Por meio de seu trabalho com os jovens, Conchita Gomez desenvolveu o seu estilo próprio. Seus quadros são comunicativos, o modo de apresentação é surpreendentemente vital. As histórias da Bíblia se tornam vivas. Irmã Conchita vê o Evangelho com os olhos das crianças, leva histórias bíblicas ao papel com a fantasia delas. Ela deseja – como salienta a religiosa – que os quadros não sejam apenas contemplados com olhos de espectador, mas que seja possível transferir-se para dentro das cenas.

E também isso é característico do trabalho da religiosa espanhola: ela sabe que suas obras atingem as pessoas do mundo inteiro. São pessoas jovens das mais diferentes origens e cor de pele, que muitas vezes vivem em condições de vida que vão de ricas a muito pobres. É essa realidade que testemunham as ilustrações de Conchita Gomez sobre o acontecimento bíblico. As figuras apresentam traços fisionômicos dos jovens observadores. Ela capta as cores de suas vestimentas e de seu dia a dia. Por isso o efeito dos eventos bíblicos pintados não é distante e estranho, mas real, autêntico e presente.

A Bíblia da Criança Deus fala a seus filhos já acompanha a Irmã Conchita há 22 anos. O contato com a Ajuda à Igreja que Sofre foi intermediado pela editora dos Missionários de Steyl em Pamplona, onde a Bíblia da Criança é impressa. Suas ilustrações se encontram também em muitas outras publicações religiosas. A Irmã Conchita não gosta de falar sobre o seu sucesso. Quando ela pensa no grande número de crianças que receberam, por exemplo, a Bíblia da Criança, ela diz, “sinto certo constrangimento. Meu desejo é ser apenas a portadora da Mensagem, da Palavra, através dessas ilustrações.”

Últimas notícias

Deixe um comentário