Cardeal Piacenza, presidente da ACN – Ajuda à Igreja que Sofre internacional, se solidariza com os cristãos da Planície de Nínive que finalmente puderam nesse ano celebrar a Páscoa. Uma carta (abaixo), enviada por ele à todos os bispos da região, foi lida nas missas do Domingo da Ressurreição (16/04/2017)

Cidade do Vaticano, 16 de Abril de 2017
Queridos irmãos e irmãs da Planície de Nínive,

Cristo Ressuscitou! Ele ressuscitou verdadeiramente! Nós da ACN vos saudamos nessa celebração de Páscoa, que para vós é ainda mais importante. Nós compartilhamos da vossa alegria de agora, depois de tempos de escuridão e dor, poder celebrar mais uma vez a Ressurreição de Cristo nas suas próprias cidades e vilas, agora liberadas. Pós esses anos, nos quais o medo e o sofrimento pareceram ter a última palavra e, assim, seguistes Cristo no seu caminho ao Gólgota, agora podem finalmente ver a luz da Ressurreição mais uma vez em vossas próprias vidas.

Durante o tempo no qual fostes expulsos e vossas cidades e vilas estavam nas mãos de homens da violência, nós estávamos sempre ao vosso lado pelas nossas orações e amável preocupação. Inúmeras pessoas ao redor do mundo compartilharam em compaixão do vosso sofrimento. Nós sabemos, entretanto, que todo esse apoio e solidariedade não pôde desfazer o sofrimento que suportaram. Muitos de vós estais de luto por parentes queridos falecidos. Ninguém pode mensurar a dor e tristeza que têm sucedido a vossas famílias. Não obstante, desejamos dizer-vos que o testemunho de nossos irmãos e irmãs na Planície de Nínive, muitos dos quais seguiram Jesus na perseguição e no sofrimento com o preço, inclusive, de suas vidas, é para nós um exemplo luminoso. Nós pedimos a intercessão desses novos mártires e rezamos a Deus que Ele transforme o luto de vossas famílias preenchendo os vossos corações com o seu consolo.

De todo o nosso coração, rogamos a Deus que abunde sobre vós e sobre vossas famílias sua graça, de modo que o mais breve possível consigais retornar aos lugares onde tendes vossas raízes e onde vossos ancestrais viveram por muitos séculos. Que essa Celebração da Páscoa seja para vós o início de uma nova vida na Luz do Ressuscitado e que o badalar de vossos sinos e o som de vossos hinos nunca mais silenciem de novo. Que a Paz habite mais uma vez nesses lugares onde, desde o começo do cristianismo, o louvor ao Ressuscitado foi sempre entoado e que vós, vossos filhos e os filhos de vossos filhos, vivam para sempre em paz e segurança em vossas terras ancestrais. Que possam celebrar muitas outras Páscoas nos anos que virão.

Nós oramos por vós, e convosco, e clamamos aos fiéis cristãos de todo o mundo a também se unirem a nós. Orais também por nós, por favor.

Desejamos-vos e às vossas famílias uma alegre e abençoada Páscoa e um breve retorno a vossas casas.

Cardeal Mauro Piacenza
Presidente da ACN Internacional

Últimas notícias

Deixe um comentário