“O grupo Estado Islâmico tem mais e mais apoiadores aqui”
“Por favor, rezem por nós, para que possamos encontrar a paz”

“Nunca houve um ataque como esse antes em Surabaya. Os cristãos na Indonésia estão desesperados e aterrorizados; mas eu disse aos meus fiéis que não tenham medo. Pois é precisamente isso que os terroristas querem – para nos assustar ”. Esta foi a mensagem do Arcebispo Robertus Rubiyatmoko, de Semarang, à ACN. A cidade de Surabaya, onde ocorreu dito ataque na Indonésia, se situa na mesma província eclesiástica de Dom Rubiyatmoko.

Ataque às igrejas

O arcebispo descreveu a reação da comunidade cristã local, após os dramáticos ataques suicidas, que atingiram três igrejas cristãs, uma católica e duas protestantes no último domingo. Até o momento existem 11 vítimas conhecidas, três delas católicas. O ataque foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI). Parece muito provável que tenha sido realizado pelos membros de uma única família, que havia retornado recentemente da Síria. “Infelizmente, na Indonésia, estamos vendo uma expansão contínua nas ações dos fundamentalistas islâmicos. O EI, em particular, tem muitos adeptos em todo o país, especialmente na ilha de Java, onde Surabaya e Semarang estão situadas. Mesmo que a situação possa parecer calma, a qualquer momento esses ataques podem ocorrer, como aconteceu no último domingo”.

Fiéis mais vigilantes

Dado o perigo de novos ataques, as Igrejas têm chamado seus fiéis a serem vigilantes; além de estarem alertas se eles virem pessoas que normalmente não frequentam sua paróquia. Além disso, várias igrejas pretendem instalar câmeras de segurança de vídeo. “Nossos fiéis estão com medo, mas nós, seus pastores, constantemente pedimos a eles que permaneçam calmos. Os terroristas estão tentando nos assustar, mas devemos permanecer em paz e orar para que Deus possa converter seus corações”, disse o arcebispo Rubiyatmoko ao ACN.

Solidariedade da comunidade islâmica

A única característica positiva desta situação trágica tem sido a solidariedade demonstrada pela comunidade islâmica local e, em geral, a melhoria das relações inter-religiosas. “Ontem, cristãos, muçulmanos, hindus e budistas se reuniram do lado de fora da arquidiocese para orar juntos, e o mesmo aconteceu em Jacarta”, acrescentou o arcebispo.

Ele concluiu com um apelo: “Rezem pelo povo da Indonésia e, acima de tudo, pelos cristãos. Estamos enfrentando um momento extremamente difícil, porque há tantos terroristas trabalhando nas sombras e esperando nos assustar. Rezem por nós, para que possamos viver em paz e serenidade.

Últimas notícias

Deixe um comentário