O sacerdote Miguel Ángel Machorro que foi apunhalado por arma branca nesta segunda-feira, dia 15 de maio, pela tarde, no altar-mor da Catedral Metropolitana do México, está entre a vida e a morte, segundo informado na coletiva de imprensa realizada na própria igreja.

Padre Ricardo Venenzuela, sacristão da Catedral, expôs sua preocupação com a saúde do sacerdote e pediu orações aos fiéis. Explicou, também, que o sacerdote ferido estava frequentemente na Catedral e colaborava com algumas das celebrações.

Além disso, Pe. Ricardo informou que as Missas continuarão acontecendo nos horários habituais e que o Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo e Primaz do México, se encontra em Roma; ele decidirá se será celebrada uma Missa em desagravo por esse atentado. O cardeal estará de volta ao México para a próxima Missa dominical.

O Presidente do Colégio de Advogados Católicos, Dr. Armando Martínez, condenou energicamente o atentado, pediu esclarecimento e que a lei seja aplicada com rigor. Ele também confirmou que o autor do ataque foi detido pela polícia federal e seu caso está sob responsabilidade do Ministério Público. Ademais, agradeceu às autoridades da Cidade do México por ter transladado o sacerdote ferido em um helicóptero até o hospital onde está sendo atendido.

Mais de 30 atos violentos nos últimos anos

Dr. Martínez explicou que nos últimos anos houve quase 30 casos de violência durante atos religiosos na Catedral, promovidos principalmente por integrantes de grupos partidários, razão pela qual foram implementadas medidas para aumentar a segurança do local. Entretanto, os policiais de plantão na Catedral priorizam sua atenção para a segurança dos fiéis e do imóvel. Nunca havia acontecido um ataque direto contra nenhum sacerdote, com exceção do ocorrido contra o Cardeal Norberto Rivera Carrera. O atentado desta semana surpreendeu a todos.

As autoridades estão investigando o caso. Ainda não há respostas precisas para as muitas perguntas feitas pela imprensa.

Últimas notícias

Deixe um comentário