A AIS procurou, durante dias, entrar em contato com os Bispos e os diversos projetos de ajuda existentes no Haiti auxiliados pela Obra, até que se tornou possível fazer chegar uma mensagem de apoio ao povo haitiano. Imediatamente solicitamos informações atualizadas e precisas das prioridades do país.

Dom Gontrand Decoste, Bispo de Jérémie, resume a situação: “O Haiti foi atingido por uma tragédia terrível. Estamos de joelhos. Apenas à solidariedade de pessoas como vocês nos animam a levantarmos de novo”, escreve o bispo, lembrando as pessoas que perderam os seus lares e as muitas igrejas destruídas.

A organização católica internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) irá enviar 50 mil Euros como auxílio de emergência para o Haiti. A ajuda inicial segue para o país caribenho através do Núncio Apostólico, o Arcebispo Bernardito Auzo. O representante diplomático do Papa assegurará a gestão e a distribuição da ajuda, que servirá para suprir necessidades básicas, como: água, alimentação, medicamentos e abrigos temporários. A ajuda destinada à reconstrução, segundo as necessidades da Igreja no país, serão disponibilizados nas próximas semanas.

Em linha com as prioridades da AIS, centrada em necessidades espirituais e pastorais, a organização católica espera receber uma série de pedidos de apoio para as necessidades espirituais das pessoas, que iniciam uma longa marcha para a recuperação.

Num depoimento enviado à AIS, o Arcebispo Auzo explicava que “estamos em grandes dificuldades por óbvios motivos logísticos. Não temos reservas de água e as bombas de gasolina estão fechadas. As coisas estão difíceis aqui em Porto Príncipe. Falta-nos tudo”.

Relatando as dificuldades sentidas pela população, o Núncio destaca a multidão em desespero que atravessa a fronteira em direção à República Dominicana.

Num seminário apoiado pela AIS faleceram nove seminaristas e alguns permanecem desaparecidos. Da capital haitiana chegam a todo o momento relatos de casas religiosas e de formação completamente destruídas, com várias mortes.

Particularmente dramática foi a notícia da morte do Arcebispo Joseph Serge Miot, de Porto Príncipe, ao cair de uma varanda em consequência do violento terremoto. O vigário-geral da Diocese permanece desaparecido.

Xavier Legorreta, que coordena os projetos da AIS na América Latina e no Caribe, pediu orações por todos os que foram atingidos pela tragédia.

Você pode contribuir fazendo sua doação pelo boleto do boletim mensal da AIS, pelo Carnê da Esperança ou pelo calendário da AIS. Caso você não seja cadastrado, clique aqui!

Para doação imediata, segue as contas bancárias:

Itaú – Agencia: 0300 – Conta corrente: 08444-9 – Assoc Bras Ajuda à Igreja que Sofre
Real – Agencia: 0793 – Conta corrente: 572147-1 – Assoc Bras Ajuda à Igreja que Sofre
Caixa Econômica Federal – Agencia 245 – Conta Corrente: 1637-0 – Assoc Bras Ajuda à Igreja que Sofre

Últimas notícias

6 Comentários

  1. Ignis Magda Laner Garcia 12 de outubro de 2016 at 00:16 - Responder

    Eu gostaria de fazer uma doação extra para o Haiti. Há uma conta especial para este fim?

  2. maria ap. pereira santangelo 4 de julho de 2013 at 14:11 - Responder

    Gostaria de saber qual conta e as agência em que a gente pode depositar para a ajuda a igreja que sofre.

    Maria Santangelo – Jaú

  3. JCS 22 de janeiro de 2010 at 01:57 - Responder

    Como fico feliz ao saber que a Igreja Católica acolhe e ajuda, claro, na medida do possível, talvez no quase impossível, os mais necessitados.
    Deus há de resolver no momento certo tudo isto que vem ocorrendo neste mundo.
    Deus os amados irmãos.
    JCS

  4. Maria Beatriz Fairbanks de Sá 20 de janeiro de 2010 at 16:57 - Responder

    Meus familiares querem enviar algum dinheirinho mas querem que seja pela igreja católica, então eu enviei as contas bancárias que vocês disponibilizaram. Bom ter confiança em vocês.
    Agradeço

  5. Mauro 19 de janeiro de 2010 at 20:05 - Responder

    Em nome de Deus se vai a qualquer lugar e seremos vitoriosos pela caridade e compaixão que devemos ter ao próximo. A todos vocês da AIS, meu muito obrigado.

  6. Davisson Rodrigues dos Santos 19 de janeiro de 2010 at 17:54 - Responder

    Vou pedir a intercessão da Imaculada Conceição, através do Terço, para que os auxílios da AIS produzam bons frutos.

Deixe um comentário