//ACN participa do Encontro Mundial das Famílias em Dublin

ACN participa do Encontro Mundial das Famílias em Dublin

2018-08-21T15:11:00+00:00agosto 21st, 2018|Notícias|

ACN apresenta a Igreja como “Família das Famílias” no Encontro Mundial das Famílias. A Fundação Pontifícia auxilia famílias de diferentes partes do mundo para que possam participar do encontro em Dublin

De 21 a 26 de agosto, milhares de pessoas estarão desembarcando em Dublin, na Irlanda, a fim de participar do Encontro Mundial das Famílias; o encontro é organizado pelo Dicastério da Santa Sé para os Leigos, a Família e a Vida.

A programação

O evento incluirá um congresso de três dias com um programa variado para jovens e adultos. A ACN, por sua vez, participará organizando duas reuniões onde serão destacadas as experiências, esperanças e desafios que as famílias enfrentam em países de diferentes continentes. Tais reuniões acontecerão na quarta-feira dia 22 de agosto, corredor 3, às 19h e na quinta-feira, 23 de agosto, no Hall 8B, novamente às 19h.

Além disso, na sexta-feira, 24 de agosto, Dr. Michael Kinsella, diretor nacional do escritório nacional irlandês da ACN, participará de um painel sobre “A família como agente da paz em um mundo turbulento” (Hall 2, às 11h30). No mesmo dia, durante a programação da tarde, Padre Michael Shields dará seu testemunho. Originalmente do Alasca, ele é missionário na Rússia há 20 anos. Hoje Padre Shields é o único padre católico em toda a Sibéria Oriental. Além disso, a ACN o apoia há muitos anos.

O tema oficial do encontro mundial é: “O Evangelho da Família, Alegria para o Mundo”. O evento será concluído com um Festival das Famílias em Croke Park, no dia 25 de agosto. Ademais, a Missa de encerramento será realizada em Phoenix Park, no dia 26 de agosto, com a presença do Papa Francisco.

Durante todo o congresso, a ACN estará presente no pavilhão 8D. Ali, além de expor as suas diversas atividades, será realizada uma exposição especial, intitulada “E sereis minhas testemunhas”. A exposição destacará os sofrimentos de inúmeras famílias cristãs no Oriente Médio; especialmente no Iraque e na Síria.

ACN promove a participação de famílias no encontro

Regularmente a ACN apoia eventos internacionais importantes para a vida espiritual da Igreja. Famílias da África, América Latina e Ásia participarão do encontro em Dublin com apoio da ACN (por meio de projetos variados). Ao voltarem, tais famílias poderão então propagar aquilo que viveram durante o encontro. Entre elas, há um grupo de famílias sírias, acompanhado pelo Arcebispo Maronita de Damasco, Dom Samir Nassar. Falando em nome do Comitê Episcopal para a Família na Síria, ele escreve: “Obrigado por ajudar a delegação síria a participar desta grande reunião da Igreja de paz e esperança e poder, assim, levar consigo as esperanças e sonhos das famílias sírias esquecidas e feridas”.

O Youcat para crianças

Por último, uma das principais formas de contribuição da ACN para o Encontro Mundial das Famílias se deu por meio do apoio à publicação do “Youcat for Kids” (Youcat para crianças); descrito como “o irmão mais novo do catecismo juvenil Youcat”. O livro será oferecido às famílias na reunião na Irlanda como um presente do Santo Padre. O Papa Francisco contribuiu para o livro com um prólogo dirigido aos pais: “Confio-te o Youcat para crianças. Não te canses de perguntar, nem de partilhar a tua fé. Não te cales quando os teus filhos te questionam; mas têm sempre força para expor a fé, como também recebeste de teus pais. Seja um elo vivo para que, de geração em geração, o Evangelho possa estar sempre presente em nossas famílias, em nossas comunidades e na Igreja”.

Projetos da ACN para a família

O apoio ao apostolado familiar é uma das principais prioridades da ACN. Em 2017, a organização atendeu a 260 projetos em 70 países a fim de amparar as famílias. Desse modo, a fundação contribuiu imensamente com ajuda de emergência para famílias cristãs na Síria e no Iraque. Ademais, apoiou uma variedade de projetos menores para o cuidado pastoral e o apoio da família.

Leave A Comment

A ACN está na Copa do Mundo. Ajude-nos a ganhar!