//1 de junho: Dia das Crianças e Dia de rezar pela Paz na Síria

1 de junho: Dia das Crianças e Dia de rezar pela Paz na Síria

2016-05-30T16:35:28+00:00maio 30th, 2016|Notícias|

Lideres catolicos e ortodoxos apelam para que se comemore um dia comum de oração pelas crianças e pela paz. Em varias vilas e cidades da Síria, as proprias crianças, de varias confissões, se reunirão para rezar.

Líderes das Igrejas Católica e Ortodoxa na Síria irão comemorar o dia internacional da criança, em 1 de Junho, como tambem o dia de oração pela paz. No início deste ano, uma delegação conjunta católico-ortodoxa visitou representantes de todas as Igrejas cristãs sírias a fim de verificar ações para a paz e de reconstrução da Síria. Esta campanha de oração das crianças é um dos primeiros frutos dessas discussões.

No dia da criança, nas cidades de Damasco, Aleppo, Homs, Tartus e Marmarita, milhares de crianças de várias denominações cristãs se reunirão em procissões e outras atividades.

As lideranças, católica e ortodoxa, do país assinaram uma mensagem conjunta na qual convidam os cristãos de todo o mundo para unirem-se espiritualmente nesta oração pela paz. Como “patrono” da campanha, eles escolheram o menino Jesus, representado como rei, segurando o globo na mão esquerda e com a mão direita abençoando o mundo, conhecido por todo o mundo católico sob o nome do “Menino Jesus de Praga”, enquanto que para a Igreja Ortodoxa a imagem faz memoria de um ícone muito querido na Síria, conhecido como “a Mãe de Deus da Rosa que Nunca Morre”. As crianças vão caminhar em procissão, carregando estes ícones com eles.

Em sua mensagem, os patriarcas escreveram: “As crianças em nosso país são os irmãos e irmãs de sofrimento do menino Jesus. Por mais de cinco anos elas têm sido arrastados por uma guerra cruel, feridas, traumatizadas ou mesmo mortas. Muitas crianças perderam seus pais e tudo o que lhes fazia sentido. Inúmeras nasceram durante a guerra e nunca experimentaram a paz. As suas lágrimas e os seus sofrimentos bradam aos céus”.

Eles também acrescentam:”A criança indefesa, em cuja forma Deus escolheu para se tornar homem, é ao mesmo tempo o Senhor da história. O Profeta Isaías predisse esta criança como sendo o “Príncipe da Paz” e o “Conselheiro Maravilhoso”. É por isso que o menino Jesus é muitas vezes retratado não apenas como uma criança nua na manjedoura, mas como um rei, segurando em sua mão esquerda um globo, representando o mundo, e com a mão direita abençoando toda a Terra. O Menino Jesus veio trazer Paz.

Os patriarcas concluiram com este apelo: “Nós oramos a Ele – o Cristo, o Rei do Universo, que carrega o mundo em Suas mãos, nos braços de sua mãe – para abençoar todos os filhos da Síria. Imploramos a Ele, que é o único que pode trazer a paz: ‘Protegei e salvai os filhos desta terra! Ouvi as nossas orações, agora! Não tardeis na concessão da paz para a nossa terra! Olhai para as lágrimas das crianças; secai as lágrimas das mães; deixai que os gritos de dor finalmente silênciem!'”

A ACN participa desta campanha de oração e convida a todas as pessoas de boa vontade a tambem participarem. “Esperamos que esta campanha continue, de modo que a luz da paz possa brilhar intensamente”, disseram à ACN os bispos sírios. Que todas as crianças nas escolas e paróquias de todo o mundo se unam neste dia de oração com os seus colegas na Síria.

Leave A Comment