ACN concede pacote de ajuda emergencial à medida que a guerra se espalha na Ucrânia

“O que todos queríamos evitar aconteceu: a Ucrânia está em estado de guerra. A ACN apoiou a Igreja na Ucrânia no passado e não a abandonará neste momento tão crítico e difícil”. São as palavras de Thomas Heine-Geldern, Presidente Executivo da ACN.

Na madrugada de quinta-feira, 24 de fevereiro, o governo russo ordenou oficialmente o envio de forças russas nas regiões de Luhansk e Donetsk, na Ucrânia, e iniciou uma ampla operação militar no território ucraniano. Separatistas pró-Rússia posteriormente relataram a captura de pequenas cidades no leste da Ucrânia. Por fim o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky anunciou que a lei marcial foi imposta em todo o país.

Com o agravamento da crise, a ACN se compromete a ajudar emergencialmente os 4.879 sacerdotes e religiosos e 1.350 religiosas na Ucrânia, para permitir assim que continuem seus programas pastorais e de ajuda. Além disso, a fundação pontifícia fornecerá ajuda emergencial para os quatro exarcados greco-católicos e as duas dioceses latinas no leste da Ucrânia, abrangendo Kharkiv, Zaporizhya, Donetsk, Odesa e Krym.

Como ajudar a Ucrânia

“Principalmente agora, a ACN deve garantir a presença de padres e religiosas com seu povo. Seja nas paróquias, com os refugiados, nos orfanatos e lares para mães solteiras e idosos que enfrentarão o desafio de sobreviver em um clima de custos crescentes como resultado da guerra”, disse Heine-Geldern. Ajude você também fazendo a sua doação.

Dom Pavlo Honcharuk, bispo de Kharkiv, uma das dioceses do leste da Ucrânia que a ACN apoiará, disse: “A situação está piorando a cada dia. Vivemos agora de hora em hora. Os preços estão subindo, especialmente para bens essenciais. A situação na diocese é muito difícil. O número de fiéis diminuiu e os restantes, infelizmente, não podem manter as paróquias nem sustentar os padres. Eles mesmos vêm e pedem ajuda aos padres e irmãs”.

Com o subsídio de emergência, a ACN apoiará a permanência de todos os 57 sacerdotes e 54 religiosos e religiosas que trabalham na diocese. Essa ajuda também permitirá socorrer os que não têm nada.

A situação financeira no país se deteriorou desde o início da guerra, há oito anos. Para piorar, desde que a crise começou em janeiro, a moeda nacional, a hryvna, foi desvalorizada constantemente e continuou a declinar depois que a Rússia reconheceu as duas regiões separatistas lideradas por separatistas pró-Rússia.

“Este conflito é também uma guerra psicológica. As pessoas precisam de consolo, força e apoio. A concessão de emergência imediata da ACN, além de seu apoio atual, fortalecerá a Igreja Católica na Ucrânia em seu compromisso de permanecer presente e continuar servindo seu rebanho diante da guerra militar e econômica”.

Rezar é a primeira forma de ajuda

Em sua recente entrevista à ACN, Arcebispo Sviatoslav Shevchuk, da Igreja Greco-Católica Ucraniana, fez um pedido de oração: “Nossa primeira resposta é a oração. Por exemplo, todos os dias às oito horas da noite, horário ucraniano (3 horas da tarde no Brasil) os católicos ucranianos param tudo e rezam juntos o Terço. Se possível, por favor, junte-se a nós nesta oração pela paz na Ucrânia”, disse o Arcebispo.

O presidente executivo da ACN Thomas Heine-Gelder também garantiu suas orações: “Desejamos assegurar nossas orações ao povo da Ucrânia para que, pela intercessão de Nossa Senhora da Paz, eles sejam poupados da dor de mais violência e perda de vidas.”

A ACN precisa da sua doação para ajudar a Ucrânia

A ACN iniciou seu apoio aos cristãos ucranianos no exílio em 1953. Com a restauração legal da Igreja em 1990, após anos de perseguição, a ajuda da ACN foi crucial para reconstruir a vida na igreja. Para continuarmos ajudando a Ucrânia, precisamos da sua doação. Clique aqui e faça sua doação.

 

Últimas notícias

11 Comentários

  1. Agnaldo sousa 9 de março de 2022 at 05:18 - Responder

    Gostaria de ser voluntario na Ucrânia mas não combatendo e somente doações sim fornecendo ajuda para reconstruir ajudar o povo local os animais qualquer tipo de ajuda estou disposto a ir la para ajudar se alguém tiver algum contato de alguma organização que precise de voluntários estou a disposição por favor entre contato email.

  2. Josenel Teixeira paixao 8 de março de 2022 at 20:17 - Responder

    Alguém poderia me informar qual site estarão alistamento para lutar contra a Rússia estou aki querendo ir para ajudar nosso amigo vizinho que nos aceita mas estou sem meios para chegar até lá sou soldado da reserva 01 combatente do exército estou disponível para lutar pela democracia da Ucrânia alguém poderia me informar

  3. Ana Lucia 6 de março de 2022 at 21:11 - Responder

    Oi quero ajudar uma mãe solteira da Ucrânia. sou uma mãe solteira também moro na minha casa vem minha porta está abertas. Quero ajudar. Meu nome é Ana Lucia .tem pouco .mais com deus e muito.Deus abençoa a Ucrânia

  4. Ataide 6 de março de 2022 at 19:12 - Responder

    O príncipe de Rosh (Eqzequiel 38) se levantou para a última batalha do Armagedom (Apoc16:16). Infelizmente o Armagedom irá fazer a limpeza da terra, porque o como diz o profeta Isaías, “O homem emporcalhou a terra, por isso, será queimado”(Isaías, 24). Quanto a ajudar nossos irmãos ucranianos, tenho orado diariamente por eles, mas sei, isso não é o bastante. Coloco-me à disposição. Deus abençoe o
    povo da Ucrânia e da Russia que querem a paz.

  5. Raimundo junio 3 de março de 2022 at 01:51 - Responder

    Moro no Brasil cidade ibirite Mg ;ofereço minha casa para moradia e estabilidade para alguém da Ucrânia,se algum eucaniano quiser morar aqui dou todo suporte para se estabilizar e fugir da guerra’sou pobre não posso fazer muito a não ser dividir minha casa ,obrigado

  6. Paulo 2 de março de 2022 at 00:13 - Responder

    Vamos rezar
    Para o povo Da Europa
    Incluindo o povo Da Rússia
    Pois està perto de uma guerra nuclear
    A qual só o povo que vai sofrer
    E rezar para que Deus …
    Dé dicernimento para o Putin
    Para que para com està insanidade .
    Amém

  7. Lucas de Jesus António Bento 1 de março de 2022 at 04:46 - Responder

    Não consigo ver tanta maldade no mundo, tenho a certeza que o homem é o demônio expulso do paraíso para a terra, ele só quer mostrar que é superior e poderoso em ralação ao outro. Se a vida for este conflito absurdo quero ir para Ucrânia ajudar.

  8. Wellington Eduardo queróz Padilha 27 de fevereiro de 2022 at 07:25 - Responder

    Se for preciso eu vô ajuda lá, me levando eu ajudo lá!
    Porque não concordo com o que ata contecendo la

  9. Wellington Eduardo queróz Padilha 27 de fevereiro de 2022 at 07:25 - Responder

    Se for preciso eu vô ajuda lá, me levando eu ajudo lá!
    Porque não concordo com o que ata contecendo la

Deixe um comentário