É com grande alegria que me dirijo pela primeira vez a vocês depois que, por desejo do Papa Bento XVI, a Ajuda à Igreja que Sofre foi colocada numa nova base jurídica. Nossa Obra é agora uma Fundação Pontifícia, que “fala” e “age” em nome da Igreja.

Este é apenas o editorial do Boletim de Janeiro de 2012.
Você pode baixar o boletim na íntegra ao final deste texto (anexo).

 

Fazer o bem e ser misericordioso, na fidelidade ao Papa, são características e um legado que sustentam a Obra e também essa refundação institucional. Eu estou convicto de que, na continuidade desse pensamento e dessa atuação, a Obra prosseguirá o seu mandato pastoral e a sua missão em meio à Igreja.

Faz parte integrante da missão da Obra apoiar de modo particular o Santo Padre na sua tarefa de “confirmar os irmãos na fé”. Por força desse mandato sentimos a urgência de nos ocuparmos daqueles que estão aflitos e de consolar os angustiados. Também queremos continuar reconhecendo nos pobres e nos sofredores o semblante de Cristo e enxugar as “lágrimas de Deus”. Vemos como aumenta a penúria em todo lugar. À perseguição dos cristãos, que sempre existiu e que também hoje é realidade, acrescentam-se a frieza e indiferença religiosa, a rejeição de Deus e uma secularização que se alastra. Esta é a hora da “Nova Evangelização”, a hora de ser generoso, para que a fé possa renascer e o nosso mundo possa ter um futuro.

Na qualidade de Fundação de Direito Pontifício somos chamados a estar ao lado da Igreja sofredora com benevolência magnânima e apoiar o trabalho de evangelização dos sacerdotes. Se fizermos isso, descobriremos cada vez de novo como cresce, se aprofunda e floresce, de maneira misteriosa, ao lado do Santo Padre, a fé que nos anima.

Eu agradeço de coração pela generosidade e fidelidade de vocês para com esta abençoada Obra de amor ao próximo nos irmãos e irmãs na fé, que sofrem privações. E lhes peço que não descuidem desse amor.

A hora é propícia, o momento, precioso: o Espírito Santo nos chama à renovação na continuidade. Todos percebem que a mão do Senhor, firme e a um tempo suave, nos conduz; que ela orienta a sua Igreja para cada vez mais perto Dele, conforme o grande projeto de salvação traçado pela Providência, conforme a sua vontade. Assim, nossa liberdade ganha asas e responde às necessidades mais urgentes da Igreja.

Eu rezo com vocês e em nome de vocês à santa Virgem Maria, a Mãe da Igreja, que está aos pés da cruz e sofre. Que ela conceda a todos nós a sua proteção celestial e um coração inteiramente aberto à dor do mundo; com vocês e em nome de vocês eu peço que, como Maria, nos tornemos “mães” de todos aqueles que nos procuram nas suas necessidades.

Últimas notícias

Um comentário

  1. Heloisa Ambiel Pires Martins 22 de fevereiro de 2012 at 12:50 - Responder

    Prezados,
    Quero informacao sobre voluntariado para jovens.Existem muitas organizaçoes ou ONGs, que envolvem os jovens em acao social para
    a comunidade, isso é muito positivo. Mas, e dentro da AIS existe esse tipo de açao? Ou intercambio de jovens universitários fazendo trabalho social?
    Atenciosamente
    Heloisa

Deixe um comentário