UCRÂNIA

AJUDA EMERGENCIAL

AJUDA EMERGENCIAL

Difícil imaginar o que é viver em meio a uma guerra, onde as famílias são separadas, os pais deixam seus filhos – sendo obrigados a tornarem-se soldados – e os inimigos bombardeiam as casas, igrejas e escolas. Mas é isso o que tem acontecido nas últimas semanas na Ucrânia.

Aqueles que têm algum recurso estão fugindo para os países vizinhos, mas essa não é a realidade da maioria das famílias. O país já enfrentava uma grande pobreza, muitos contavam com a Igreja para conseguir se alimentar e sobreviver. E é exatamente a Igreja que agora permanece no país.

Na cidade de Kharkiv, um jovem que se preparava há algum tempo pediu para que o seu batismo e a sua primeira Comunhão pudessem ser antecipados, esse pedido veio logo após ele ser convocado para lutar na guerra.

Logo após o início dos conflitos, mais de 100 voluntários do escritório da ACN na Polônia passaram a trabalhar na região de fronteira com a Ucrânia, distribuindo roupas, comida e até brinquedos para as crianças refugiadas.

Por questões de segurança não podemos divulgar os nomes nem o local que estas freiras estão abrigadas, mas é nítido o cansaço. As religiosas não pensam em deixar a Ucrânia, tampouco o povo que conta com elas. Contudo, precisam de todo o tipo de ajuda para essa missão que vai além das suas forças.

Há alguns anos, um bispo nos disse maravilhado como “a Igreja é sempre a última a apagar a luz”. Em qualquer conflito que exista no mundo, a Igreja está lá presente para socorrer as vítimas da insanidade de uma guerra. Por isso, com a sua ajuda, a ACN vai socorrer emergencialmente a manutenção das atividades dos 6.206 sacerdotes e religiosos e 1.350 religiosas na Ucrânia.

Esses homens e mulheres são verdadeiros heróis, pois optaram por continuarem no país, ao lado do povo, mantendo seus programas pastorais e de ajuda – mesmo sabendo o quanto isso seria difícil. Seja nas paróquias, com os refugiados, nos orfanatos, lares para mães solteiras e asilos; todos enfrentarão o desafio de sobreviver em um clima de custos crescentes como resultado da guerra. Mesmo que a guerra termine hoje, muita ajuda ainda será necessária na Ucrânia Por isso a sua doação é muito importante.

“Rios de sangue e de lágrimas correm na Ucrânia… A necessidade de assistência humanitária naquele país atormentado está crescendo dramaticamente a cada hora que passa. A Santa Sé está disposta a fazer tudo para se colocar a serviço da paz.”

não há vencedores com a guerra. todos perdem. mas as crianças são as que mais sofrem. Elas perdem a referência do próprio lar, sentem na pele a dor física e acabam muitas vezes sozinhas… sem pai, sem mãe e sem proteção.