Em 1979, São João Paulo II estava presente na Conferência Episcopal Latino-Americana de Puebla, no México, e se alegrou durante a primeira apresentação da Bíblia da Criança. O Papa Bento XVI, em visita ao Brasil, entregou nas mãos de uma criança o exemplar que representa o número de 10 milhões da Bíblia da Criança em português do Brasil. E o Papa Francisco já havia solicitado milhares de Bíblias da Criança, quando Arcebispo de Buenos Aires.

Agora, depois de quarenta anos, existem 51.188.209 exemplares em 191 línguas (dados de junho de 2019). E isso não é o fim. Todos os dias, novas encomendas e pedidos chegam do mundo inteiro, vindos de paróquias, dioceses e ordens religiosas pobres demais para pagar pelo seu próprio material catequético. Por exemplo, enviamos para as sete dioceses do Paquistão 80.000 exemplares em língua urdu; para a Igreja greco-católica na Ucrânia enviamos 50.000 exemplares com ilustrações de ícones; também a diocese de Tarahumara, no norte do México, recebeu 10.000 exemplares. A Bíblia da Criança não evangeliza somente as crianças, mas também seus pais, que em muitas realidades acompanham seus filhos no estudo bíblico.

Uma semente lançada a todos os povos

Além dos pedidos, recebemos todos os dias cartas de agradecimento. Para muitas crianças de países pobres, por exemplo em Moçambique, que recentemente foi tão flagelado por catástrofes naturais, esse é o único livro que elas têm. Não se pode imaginar, escreve o Padre Ottorino, qual é o efeito que um livrinho desses suscita no coração das pessoas. Dieudonné, de 13 anos, do Togo, agradece com estas palavras: “Todas as palavras de Jesus nos fazem pensar e dão um sentido para a vida”. Muitos se emocionam: para o pequeno Mikel da Albânia, “isso que fizeram com Jesus é muito triste”. E de presidiários brasileiros recebemos essas linhas: “Estou preso na cadeia porque assassinei uma pessoa. Tenho Aids. Só Deus sabe de mim. Eu não sei o que vai ser da minha vida, mas uma coisa é certa: esta pequena Bíblia vai me ajudar”.

Não se conhece todos os frutos produzidos nem se pode prever os que ainda serão colhidos no futuro pelos 51 milhões de sementes sob a forma da Bíblia da Criança. Esse livro traz em si uma bênção especial, desde que o Padre Werenfried assinalou seu início, no Ano da Criança, em 1979, com estas palavras: “Crianças precisam de algo como uma Bíblia da Criança para que a imagem de Cristo se torne viva nelas”. A semente brotou nos corações das crianças, e não para de florescer, graças à generosidade de vocês.

Últimas notícias

Deixe um comentário