Sexta, 09 Fevereiro 2018 13:27

Quaresma: Tempo da Graça

Neste mês ingressamos em um novo tempo, a Quaresma, o caminho de preparação para a celebração da Páscoa. Como é bom acolher com alegria este tempo de reconciliação, em vista de uma profunda vivência do “amor pleno”, amor esse derramado continuamente sobre todos nós mesmo que não o mereçamos. Portanto, revistamo-nos de uma sincera humildade e fixemos o nosso olhar em Jesus. Oxalá a nossa purificação penitencial nos conduza a uma abertura de coração, exclamando: Fazei, Senhor, que todo este tempo transcorra como um dom da vossa luz, para que sejamos verdadeiramente sal da terra e luz do mundo (cf. Mt 5,13-14).

Quarta, 03 Janeiro 2018 15:23

Nossa Paz

Depois dos dois grandes anos jubilares, o Ano da Misericórdia de 2016 e o 100º aniversário de Fátima em 2017, 2018 está à nossa frente como um ano "normal". Mas existe uma temática e um desafio que são válidos sempre e todos os anos: a missão da paz. É na pz que consiste, em última análise, o objetivo final de todos os jubileus, comemorações e iniciativas. É por isso, que a Igreja celebra o Dia Mundial da Paz logo no primeiro dia do ano. “Shalom” significa a plenitude do tempo, o início dos novos tempos messiânicos. No entanto, se o messias já chegou, por qual motivo ainda não há paz na terra?

Quinta, 30 Novembro 2017 13:17

O fim como um novo começo

A espiritualidade cristã é rica e diversa em suas expressões. O Ano Litúrgico alcança seu desfecho e retomada neste mês de novembro, podendo ser comparado a um “relógio religioso” para nós, cristãos católicos, que vivenciamos diferentes ritos litúrgicos e passagens no decorrer do ano. Nesse ciclo se revive o Mistério da Salvação centrado na pessoa de Jesus Cristo: datas e acontecimentos compõem os ponteiros desse relógio que, no entanto, não se iguala ao relógio do ano civil, pois se orienta por outro fuso horário, o qual revela a grandeza e a beleza de Deus

.

Se não fossem as aparições de Nossa Senhora em Fátima, talvez a Ajuda à Igreja que Sofre não existisse nos dias de hoje. Isso porque seguimos a “estratégia espiritual” indicada pela Rainha do Rosário em Fátima: para afastar o maior mal deste mundo, o ateísmo e, desse modo, doar a paz.

Segunda, 02 Outubro 2017 13:21

Missionários hoje

A recente canonização de Tereza de Calcutá, fundadora das Missionárias da Caridade, mostrou que o mundo continua sendo iluminado por tantos missionários homens e mulheres, famílias, jovens e crianças que respondem ao chamado para servir à humanidade, especialmente aos que mais sofrem e os que estão distantes de Deus.

Página 1 de 25